Respostas
Resposta:
Gases atmosféricos são os gases normalmente encontrados no ar que nos rodeia. Entre estes estão o ar, o argon, o dióxido de carbono, o hélio, o azoto e o oxigénio.
Destes, o argon, o oxigénio e o azoto são produzidos principalmente separando o ar de forma a obter os componentes que os constituem. Isto alcança-se normalmente através de uma redução da temperatura do ar até que cada componente seja liquefeito e possa ser retirado.
Dos dois restantes gases desta secção, o dióxido de carbono é produzido como um subproduto de vários processos químicos.
O hélio ocorre naturalmente e encontra-se apenas na crosta terrestre onde está retido em bolsas de rocha não porosa, de uma forma semelhante ao petróleo.
Estes ‘poços’ de hélio encontram-se apenas em certas áreas do mundo com
o tipo certo de geologia, tornando o hélio um gás raro e dispendioso.
Cada um destes gases tem propriedades únicas mas, em conjunto, proporcionam uma mistura capaz de suster vida e que mantém os seus componentes, ainda que não com os mesmos rácios, há muitos milhões de anos.
A maioria dos gases atmosféricos está classificada como não reagente ou inerte
e somente os gases oxidantes, o oxigénio e o dióxido de carbono, reagem rapidamente quando em contacto com outros elementos. São estas e outras propriedades dos gases atmosféricos que são totalmente exploradas pelos processos industriais.