Respostas
A Explosão de Chernobyl (1986) foi um desastre resultante de negligência.
O fato da explosão da usina nuclear em Chernobyl ser considerada de fato negligência vem de vários fatores, começando pela escolha por materiais na construção, para diminuir os custos escolheram materiais mais baratos e de qualidade questionável para o reator, o que está diretamente ligado a causa da explosão , havendo uma grande falta de clareza por partes dos engenheiros sobre o que isso poderia acarretar.
Outro fator que levou a explosão foi a obsessão pela realização de todos os testes, para receber a certificação de funcionamento, que fez com que eles colocassem o reator no limite .
Outro grande exemplo de negligência nesse evento foi justamente a falta de clareza no que estava acontecendo, para tentar esconder a gravidade da situação o governo distorceu os fatos e escondeu o que tinha acontecido, fazendo com que a população acreditasse que era só um incêndio comum. Isso expôs a população de Chernobyl a uma quantidade enorme de radiação desde as primeiras horas da explosão, já que os bombeiros responsáveis por apagar o fogo da usina não utilizaram nenhum material de proteção contra a radiação emitida.
Isso, a demora de evacuação da área e a dificuldade em aceitar que o raio de contaminação continuava crescendo fez com que mais pessoas fossem contaminadas e acabassem morrendo ou desenvolvendo câncer pouco tempo depois.
Espero ter ajudado, bons estudos :)