1) (Mack) - adaptada O esquema representado na Figura 1, apresenta os princípios básicos da teoria evolucionista. Trata-se da teoria: * 1 ponto Figura 1 Figura 1 a) darwinista, pois Darwin já possuía conhecimentos sobre mutação e recombinação gênica. b) lamarckista, pois Lamarck já tinha conhecimentos sobre seleção natural. c) neodarwinista, que acrescenta os conceitos de mutação e recombinação gênica para explicar a ocorrência de variabilidade. d) neodarwinista, que acrescenta o conceito de seleção natural à teoria darwinista. 2) (UFC) Um problema para a teoria da evolução proposta por Charles Darwin no século XIX dizia respeito ao surgimento da variabilidade sobre a qual a seleção poderia atuar. Segundo a Teoria Sintética da Evolução, proposta no século XX, dois fatores que contribuem para o surgimento da variabilidade genética das populações naturais são: * 1 ponto a) mutação e recombinação genética. b) deriva genética e mutação. c) seleção natural e especiação. d) migração e frequência gênica.
Respostas
Resposta:
1. C) neodarwinista, que acrescenta os conceitos de mutação e recombinação gênica para explicar a ocorrência de variabilidade.
2. A) mutação e recombinação genética.
Explicação:
CLASSROOM
1) Na teoria evolucionista de Darwin, conhecida como “Teoria Moderna da Evolução” já podemos observar conceitos de mutação, variabilidade genética e recombinação gênica.
ALTERNATIVA CORRETA LETRA C.
Sem dúvidas o Darwinismo é considerado uma das teorias sobre a evolução das espécies mais bem aceita pela comunidade científica.
Porém, foi graças aos estudos de Mendel sobre genética e hereditariedade, que a teoria evolucionista de Darwin pode se sustentar.
Já que foram a partir os estudos sobre genética, que surgiram conceitos como mutação e recombinação gênica, e que esses mecanismos eram os responsáveis pela transferência de características, bem como também o surgimento de novas que tornaram possível muitas espécies se adaptarem ao meio em que viviam e poderem se perpetuar.
2) A variabilidade genética é um fator que só se torna possível devido a mecanismos e eventos como mutações e recombinação genética, de onde, a partir disso, organismos vivos podem modificar suas características. Organismos diferentes possibilitam haver maior variabilidade genética.
ALTERNATIVA CORRETA LETRA A.
Dessa forma, a seleção natural, recombinação genética e mutações são os principais fatores relacionados com os processos evolutivos de todas as espécies.
O que permitem existir diferentes características e também organismo diferentes, com particularidades distintas.
Espero ter ajudado!!!