• Matéria: História
  • Autor: thingss802
  • Perguntado 6 anos atrás

Por que o período ganhou o nome de iluminismo e contra o que os iluministas lutavam?​


jimmypinguinho3: o iluminismo lutava contra o feudalismo

Respostas

respondido por: coronavirusDOBEM
0

Resposta:A

O iluminismo foi um movimento intelectual que começou na Europa a partir do século XVII e ganhou força no século XVIII. A França é considerada o país que liderou intelectualmente o iluminismo europeu. Tinha como principais características a valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se conseguir qualquer tipo de conhecimento.  

O Iluminismo

Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.

Junto com o iluminismo, a Revolução Industrial abriu caminhos para a grande mudança política determinada pela Revolução Francesa. O matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo, foi um dos precursores desse movimento.  

Em sua obra “Discurso do método”, que repercutiu na época, Descartes convida as pessoas a questionarem tudo o quanto for possível para se chegar à verdade. Para ele, somente através da dúvida é possível compreender o mundo.  

No final do século XVII e na primeira metade do século XVIII, a influência dominante sobre a ideologia do iluminismo veio das percepções mecanicistas (doutrina segundo a qual os seres vivos são analisados ou entendidos a partir de uma sucessão de causas). Neste âmbito, o filósofo da natureza mais influente foi o físico inglês Isaac Newton.  

Algumas literaturas colocam o Iluminismo como uma escola filosófica, mas não existia somente um movimento. Pensadores e cientistas de áreas distintas colaboraram para as mudanças de pensamento estabelecidos pela época. Foi um momento de mentes brilhantes pesquisarem, escreverem e divulgarem suas descobertas e teorias.

Principais características do Iluminismo

•   A razão é considerada uma fonte legítima para o alcance de todo tipo de conhecimento;

•   Faz-se imprescindível os questionamentos, investigações para fomentar o conhecimento da sociedade, política e economia;

•   Alguns pensadores acreditam na natureza, de forma que ela seja capaz de explicar o comportamento humano e a sociedade;

•   Crítica ao absolutismo, mercantilismo e as vantagens da nobreza e da igreja;

•   Defendem a liberdade política, econômica e a igualdade de todos conforme as leis;

Crítica ao mercantilismo

O absolutismo foi intensamente atacado pelo iluminismo. O mercantilismo, modelo econômico do período, também foi censurado e novas propostas mais harmônicas e igualitárias surgiram com a nova realidade do capitalismo. Os fisiocratas foram os primeiros a indagar o mercantilismo. Para eles, a riqueza advinha da natureza, mais especificamente da agricultura e da pecuária. O comércio, portanto, não passava de uma troca de riquezas.  Além disso, os fisiocratas eram contra a intervenção do estado na economia. A fisiocracia inspirou pensadores como Adam Smith, considerado o pai da economia clássica. Um dos principais pensadores da escola fisiocrata foi o médico François Quesnay.

O iluminismo e a ciência

A ciência ia se afastando da obrigação de agradar a igreja e começou a se desenvolver em muitas áreas para ganhar espaço e conquistar mais pensadores da época. Novas descobertas e invenções tomaram conta do continente.  Os progressos científicos desenvolvidos no período do iluminismo permitiam que os homens tivessem acesso às informações desde o detalhamento da órbita dos planetas, bem como a descoberta da pressão atmosférica, além da circulação do sangue.

A Astronomia foi uma área de grandes revelações científicas. O já citado Isaac Newton organizou um modelo novo para explicar o universo. Newton detalhou a posição e a órbita de muitos corpos siderais, além disso, o cientista divulgou a lei da gravidade universal. Também contribuiu para os progressos na área do cálculo e pela decomposição da luz.

Foi imprescindível expandir o campo de visão do homem. Por isso, os holandeses foram responsáveis por essa parte, descobriram que a aproximação de várias lentes aumentava bastante a capacidade da visão humana. Essa descoberta permitiu que Robert Hooke construísse o primeiro microscópio, que ampliava até 40 vezes pequenos objetos.

Na área da química, pode-se citar Antoine Lavolsier, reconhecido pelo primor com o qual realizava seus experimentos. Essa particularidade ajudou o químico a provar que a matéria, embora mudasse de estado por conta de reações químicas, sua quantidade não é alterada.

Além desses avanços, as pesquisas científicas não pararam por aí. Houve a descoberta da eletricidade, o invento da primeira máquina de calcular, a descoberta dos protozoários e das bactérias, etc. Os cientistas foram fundamentais para os avanços técnicos que resultaram na Revolução Industrial.

Explicação:todos com a #ajudinha do corona

respondido por: OtakuHeadbanger
1

Resposta:

os iluministas ganharam esse nome por causa que eles iriam "iluminar" novas idéias para a sociedade na época

eles lutavam na época contra o absolutismo (o poder total ao rei)

Perguntas similares