UFPR/2006 - adaptada) – Fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pelo estabelecimento dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) e por intensos movimentos morfogenéticos: *
1 ponto
a) Gastrulação
b) Clivagem
c) Morfogênese
d) Fecundação
02) (Enem/2010 – 2ª aplicação - adaptada) A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as: *
1 ponto
A) células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor.
B) células provenientes de transplantes entre diferentes indivíduos envelhecem e morrem rapidamente.
C) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante.
D) células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor.
Respostas
Resposta:
1) A, Gastrulação .
2) C, células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante.
Explicação:
1) A gastrulação é a etapa do desenvolvimento embrionário onde ocorre a formação dos três folhetos germinativos.
2) Como as células usadas são do mesmo paciente, todas elas possuem o mesmo patrimônio genético. Isso traz como benefício a redução dos problemas relacionados à rejeição, visto que as proteínas de membrana, relacionadas ao reconhecimento celular são as mesmas.
1) A fase do desenvolvimento embrionário descrita é denominada: a) Gastrulação.
A gastrulação é uma das etapas do desenvolvimento embrionário inicial por meio da qual se forma o disco germinativo trilaminar, uma estrutura com 3 camadas embrionárias diferenciadas que darão origem a todos os órgãos e tecidos do embrião.
O início do processo de gastrulação é caracterizado pelas alterações morfogenéticas que ocorrem no embrião, à medida que as células da ectoderme se dividem e migram, formando a terceira camada, a mesoderme.
Durante esse processo, são formadas as três camadas embrionárias que darão origem a todos os órgãos e sistemas do bebê: ectoderme, mesoderme e endoderme.
2) O autotrasplante pode causar menos problemas de rejeição porque: c) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante.
Em um autotransplante, o paciente recebe as mesmas células-tronco. Um autotransplante de células-tronco / medula óssea substitui células-tronco danificadas ou destruídas na medula óssea por células saudáveis doadas antecipadamente pelo paciente.