1o Ciclo. . Defina: . a) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). . b) Movimento Retilíneo Uniformemente variado (MRUV). . Observação: apresente um exemplo para cada um desses itens. / / / 2o Ciclo (Valor: 3,0 pontos). . Defina: . a) Queda livre dos corpos. . b) Força e Movimento. . Observação: apresente um exemplo para cada um desses itens. Informe o material pesquisado por você.
Respostas
Resposta:
1o Ciclo-A)O movimento retilíneo uniforme é caracterizado pela uniformidade de espaços em intervalos de tempos iguais, o que implica uma velocidade constante. Ocorre ao longo de uma linha reta, como no caso de um veículo que trafega por uma pista retilínea.
B)O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é aquele que é realizado em linha reta, por isso é chamado de retilíneo. Além disso, apresenta variação de velocidade sempre nos mesmos intervalos de tempo. Uma vez que varia da mesma forma, o que revela constância, o movimento é chamado de uniformemente variado.
2o Ciclo-A)Queda livre é o termo utilizado para descrever o movimento de um corpo que cai, sujeito somente à força gravitacional terrestre. Esse movimento se caracteriza pela aceleração constante que os corpos em queda livre apresentam nas proximidades da superfície terrestre.
B)A força e movimento tem relações diretas. ... Podemos definir força com uma influência/ação que é capaz de alterar o estado de inércia de um corpo modificando a sua velocidade. O movimento, de forma simples, pode ser definido como a alteração da posição de um corpo em determinado espaço.
Explicação:
1ciclo-B)trajetória reta desse movimento pode ocorrer na horizontal ou na vertical. Exemplo disso é um carro percorrendo uma trecho retilíneo em uma estrada ou um foguete sendo lançado ao espaço.
Desta forma, a média da aceleração é igual a sua variação ocorrida em determinados intervalos de tempo, o que é conhecido como aceleração instantânea.
a = Δv / Δt → a = V - Vo / t - to → a = V - Vo / t
2-B)Aprendendo a fórmula. Multiplique a massa pela aceleração. A Força (F) necessária para mover um objeto de Massa (m) com uma Aceleração (a) é expressa através da fórmula F = m x a. Portanto, Força = Massa multiplicada pela Aceleração.