Respostas
Resposta:
A região Norte é a maior região brasileira em extensão territorial: 3.853.676,948 km². Com cerca de 18 milhões de habitantes (IBGE 2016), é a segunda região que tem o menor número de habitantes, superior apenas ao Centro-Oeste.
É composta pelos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins. Tem sua área dominada pela bacia do rio Amazonas e pela floresta Equatorial Amazônica.
Aspectos naturais da Região Norte
Relevo
O relevo da região Norte é formado principalmente por terras baixas. As planícies estendem-se ao longo das margens dos rios, por exemplo o Amazonas, e junto a áreas litorâneas. As depressões ocupam a maior parte da região.
Os planaltos estão, principalmente, na parte norte da região. No planalto das Guianas, estão os pontos mais altos do Brasil, que são o pico da Neblina, com 2.993 m, e o pico 31 de Março, com 2.972 m, e parte do planalto Central, localizado no sul da região Amazônica.
Hidrografia
A região Norte é drenada pela bacia Amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes, e pela bacia do Tocantins-Araguaia.
O rio Amazonas atravessa a região Norte, de oeste para leste, e recebe vários afluentes que se formam ao norte e a o sul. Juntos formam a maior bacia hidrográfica do mundo: a bacia Amazônica.
O rio Amazonas nasce no Peru, com o nome de Marañón. Ao entrar no Brasil, passa a ser chamado de Solimões. É a partir do encontro de suas águas com as do rio Negro que recebe o nome de Amazonas.
Depois de atravessar toda a planície Amazônica, o rio Amazonas desemboca no oceano Atlântico, na área onde se encontra a ilha de Marajó.
Além dos grandes rios, a floresta Amazônica é constituída por estreitos cursos d’água, chamados igarapés. Em língua indígena, igarapé significa “caminho da canoa”.
Vegetação
A região é coberta pela maior floresta tropical do mundo, a floresta Amazônica.
Uma das grandes preocupações atuais é a devastação intensa que essa floresta vem sofrendo, por causa da exploração de madeira e do avanço de áreas de pastagens e de áreas agrícolas.
Na região Norte há, ainda, manchas de cerrado, campinaranas e mangues.
Clima
O clima predominante nessa região é o equatorial. Esse clima se caracteriza por altas temperaturas o ano todo e grande quantidade de chuvas, que são intensas entre os meses de novembro e abril.
Em alguns trechos do Amazonas, Pará e Roraima e em grande parte do estado de Tocantins, ocorre durante o ano um período de seca, tornando as áreas suscetíveis a incêndios.
Explicação:
Peguei tudo isso aí vc vê o que estiver bom