• Matéria: História
  • Autor: anaclarasacchetto
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais períodos que seguiram após a Proclamação da República?

Respostas

respondido por: hianaraujo
2

Resposta:

após o golpe que derrubou Dom Pedro II três grupos surgiram com projetos distintos:

- Positivista: formado por oficiais do Exército que defendia ideais do cientista social francês Auguste Comte, norteando-se pela Razão e Ciência. Pregavam um Estado centralizador, o fim dos direitos individuais em prol da ordem e do progresso, que viraram o lema da bandeira brasileira.

- Liberal: formado por elites da agropecuária, procurando garantir seus interesses de autonomia econômica por meio de eleições para representantes de seus interesses, bem como autonomia para controlar seus negócios.

- Jacobino: formado por grupos sociais urbanos baseados nos ideais da Revolução Francesa que defendiam a participação popular na criação de uma constituição e, em ramos mais extremos, a execução da Família Real.

o projeto vencedor foi uma mistura dos dois primeiros, graças à união dos militares com os cafeicultores para a derrubada da Monarquia, dando poderes a Marechal Deodoro


michellelinda1510: A independência do Brasil marcou o início do período imperial, que foi encerrado com a Proclamação da República. O período imperial é dividido em três fases: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. ... O golpe militar que conduziu à proclamação da República deu fim à monarquia em 1889.
respondido por: omundosempetroleo201
2

Resposta:

A Proclamação da República produziu uma série de transformações, sobretudo do ponto de vista institucional. Uma nova Constituição foi promulgada em 1891.

A partir de então, as antigas províncias, agora estados, passaram a ter mais autonomia, como na aquisição de empréstimos no exterior e formação de forças militares próprias.

Foi estabelecido também um sistema presidencialista, no qual o chefe do Executivo também seria escolhido por um sistema de voto direto e universal(Contudo, os analfabetos, mendigos, os praças militares e, implicitamente, as mulheres ficaram impedidos de votar.)

Foi oficializada a separação entre o Estado e a Igreja, sendo considerado livre o culto de todas as expressões religiosas.

Após a Proclamação da República, instalou-se no Brasil um Governo Provisório, que durou até 1894. Primeiro, esteve no poder Deodoro da Fonseca e, depois, o marechal Floriano Peixoto.

Explicação:

Apesar da importância do ato da Proclamação da República, vale ressaltar que uma série de transformações já vinha ocorrendo no Brasil desde o começo do Império, o que, ao final, acabou resultando no enfraquecimento da monarquia e abrindo espaço para os republicanos.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares