A entrada de oxigênio no nosso corpo é fundamental para a produção de energia, no entanto não é somente este gás o responsável por esse processo. Acerca desta afirmativa explique de que maneira o processo de respiração celular integra diversos sistemas do nosso organismo.
Respostas
RESPOSTAS
O Ar é um elemento indispensável à vida na Terra.
O Ar entra e sai do nosso organismo através de movimentos respiratórios.
EXPLICAÇÃO
As funções do sistema respiratório são:
- Levar ar para dentro do corpo, retirar o oxigênio ar e transferi-lo para o sangue, que se encarrega de o distribuir por todas as células do corpo. (Inspiração)
Os movimentos respiratórios permitem a ventilação pulmonar, necessária à renovação do oxigênio no interior dos pulmões.
- Expulsar do nosso corpo o dióxido de carbono. (Expiração)
O ar inspirado e o ar expirado são diferentes na sua composição e na sua temperatura.
O ar expirado contém maior quantidade de dióxido de carbono e vapor de água (é mais úmido) e é geralmente mais quente do que o ar inspirado.
O azoto mantém o seu valor constante, uma vez que não é utilizado nas trocas gasosas.
CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Os pulmões não têm o mesmo tamanho: o pulmão direito é maior do que o esquerdo e está dividido em três lobos. O pulmão esquerdo é menor do que o direito, devido à presença do coração que reduz o espaço do lado esquerdo do tórax, e está dividido em apenas dois lobos.
Alvéolos Pulmonares
FOSSAS NASAIS - duas cavidades situadas no interior do nariz. A função das fossas nasais é filtrar o ar (retirar-lhe as impurezas), aquecê-lo e umedecê-lo.
FARINGE - canal que faz a ligação entre as fossas nasais e a laringe. Também faz parte do sistema digestivo.
LARINGE - órgão que comunica com a traqueia e onde se encontra as cordas vocais que vibram quando o ar passa produzindo sons. A entrada da laringe é fechada pela epiglote, evitando que os alimentos se introduzam nas vias respiratórias.
TRAQUEIA - canal que conduz o ar entre a laringe e os brônquios. Possui anéis de cartilagem incompletos, que mantêm a rigidez do canal. Como a traqueia está encostada ao esófago, os anéis são incompletos.
BRÔNQUIOS - duas ramificações da traqueia que penetram nos pulmões, onde se ramificam em tubos mais finos, os bronquíolos.
BRONQUÍOLOS - ramificações muito finas dos brônquios, que terminam nos alvéolos pulmonares.
ALVÉOLOS PULMONARES - pequeníssimos sacos de paredes muito finas envolvidos por capilares sanguíneos. É nos alvéolos pulmonares que ocorrem as trocas gasosas.
HEMATOSE PULMONAR
As diferenças de composição entre o ar inspirado e o ar expirado resulta de um processo de trocas gasosas.
Quando o ar inspirado chega aos alvéolos pulmonares, parte do oxigénio que ele contém passa para o sangue, e o dióxido de carbono e o vapor de água que o sangue transporta passam para os alvéolos.
Esta troca tem o nome de HEMATOSE PULMONAR.
CUIDADOS A TER COM O SISTEMA RESPIRATÓRIO
Se a função respiratória não se realizar convenientemente, a nossa saúde pode ser muito afetada.
As doenças do sistema respiratório vão desde simples constipações até situações graves como pneumonia ou cancro do pulmão. É importante manter hábitos de vida saudável que ajudem a prevenir estas doenças.
Boas práticas para a função respiratória
- Praticar exercício físico e também exercícios respiratórios, para aumentar o diâmetro da caixa torácica e permitir uma maior ventilação pulmonar;
- Arejar as habitações para permitir a renovação do ar que se respira;
- Inspirar pelo nariz, pois só assim o ar inspirado é convenientemente aquecido, filtrado e umedecido, evitando a irritação das vias respiratórias.