Respostas
Resposta:
poluição atmosférica como óxidos ácidos que reagem com a água da chuva produzem do ácidos fortes a emissão de gases poluentes na atmosfera como óxidos ácidos e gases de efeito estufa tem causado graves problemas ambientais sendo um deles a chuva ácida.
2-A exposição a esse gás pode causar problemas respiratórios, câncer de pele, cegueira, etc.
A natureza esse gás impede o crescimento ou destrói vegetações. Na indústria, o Ozônio é usado como branqueador, agente oxidante e esterilizante do ar e da água.
3- no Brasil a chuva ácida é mais comum no Rio de Janeiro e São Paulo a chuva ácida é um fenômeno provocado pela emissão de gases poluentes á atmosfera
4-inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos centros urbanos industrializados. Os poluentes retidos nas camadas da atmosfera próximas à superfície provocam doenças respiratórias e irritações nos olhos.
5-Impactos ambientais causados pelo uso de combustíveis fósseis
A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
O dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida. Esse fenômeno pode levar à destruição monumentos feitos de alvenaria ou mármore e culturas agrícolas.
A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar pode resultar em asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ecâncer de pulmão. A exposição prolongada pode aumentar as infecções respiratórias na população em geral. As crianças e os idosos são mais vulneráveis a partículas finas e outras substâncias tóxicas no ar.
Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérios impactos à vida aquática.
6- dióxido de enxofre, monóxido de carbono, CFC, gás carbônico