O que é a migração interna provocou nas grandes cidades brasileiras
Respostas
Resposta:
Leia atentamente as afirmativas abaixo a respeito da região nordeste durante o período colonial e assinale a alternativa CORRETA: *
1 ponto
a) a economia açucareira era desenvolvida em minifúndios policultores, usando mão de obra assalariada e visando o abastecimento do mercado interno.
b) enquanto o litoral se caracterizava pela economia açucareira, o interior desenvolvia a pecuária e o cultivo de algodão.
c) o primeiro recurso explorado pelos portugueses no litoral nordestino foram os metais preciosos encontrados nos solos altamente férteis.
d) a ocupação do nordeste se deu, desde o início, do interior para o litoral.
e) o único produto agrícola importante na colonização nordestina foi o cultivo do cacau, que se espalhou por todo o sertão.
Explicação:
Resposta:
No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de emprego para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.
Um modelo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o êxodo rural, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.