Quando colocamos um soluto não volátil na água, como o açúcar ou ou sal, o que acontece com a:
a) Pressão de máxima de vapor?
b) Temperatura de ebulição?
Respostas
a)Quando preparamos uma mistura de água e açúcar, por exemplo, as moléculas de açúcar dissolvem-se porque são polares como as moléculas de água. Elas interagem umas com as outras por meio de forças intermoleculares, o que dificulta que as moléculas de água da superfície do líquido passem para o estado de vapor e escapem do solvente.
b)Quando temos água fervendo, ou seja, que já atingiu o seu ponto de ebulição (100 ºC ao nível do mar), e adicionamos açúcar, a água para de ferver na hora, ou seja, a temperatura de ebulição aumentou. Isso acontece pelo mesmo motivo mencionado para o efeito tonoscópico, isto é, a interação entre as moléculas do solvente e do soluto dificulta que a molécula passe para o estado de vapor, por isso, é necessário adicionar mais energia na forma de calor para que a solução entre em ebulição.
Um aluno, em um trabalho escolar fez a seguinte experiência: Colocou água (considere como sendo pura) para ferver e com um termômetro, fez as devidas marcações. Em seguida, colocou um pouco de sal nessa água fervente e registrou a temperatura de 100,38ºC, quando a mistura voltou a ferver. O efeito ebulioscópico(variação de temperatura) conseguido na experiência foi igual a: