Respostas
Resposta:
Raul Pompéia (1863-1895) foi um escritor brasileiro. A publicação do romance O Ateneu marcou seu nome entre os maiores romancistas brasileiros. É a obra mais importante do Realismo no Brasil.
Raul D’Ávila Pompéia (1863-1895) nasceu em Jacuacanga, Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro, no dia 12 de abril de 1863. Filho do magistrado Antônio D’Ávila Pompéia e Rosa Teixeira Pompéia, descendentes de tradicionais famílias mineiras.
Em 1873, com 10 anos de idade, mudou-se com a família para a cidade do Rio de Janeiro, onde foi matriculado como interno no Colégio Abílio, dirigido por Dr. Abílio César Borges, Barão de Macaúbas. Nessa escola, redige e ilustra o jornal "O Archote". Em 1879 ingressou no Colégio Pedro II onde concluiu os estudos secundários.
Carreira literária
Em 1880 publicou seu primeiro romance Uma Tragédia no Amazonas. Em 1881, matriculou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo. Participou dos movimentos abolicionistas e republicanos.
Em 1883 publicou As Joias da Coroa, de nítida conotação anti-monarquista. Em 1885, junto com outros colegas, transfere-se para a Faculdade de Direito do Recife, onde fervia os ideais abolicionistas e republicanos e lá termina o curso.
O Ateneu
Em 1888, Raul Pompéia publicou em folhetins da Gazeta de Notícias o romance O Ateneu, que traz como subtítulo, Crônica de Saudade, editado em livro no mesmo ano.
Trata-se de uma narrativa de confissão, ou seja, aquela em que o narrador fala de si mesmo como condição para falar de si mesmo como condição para falar dos outros.
Sérgio vai pacientemente e ressentidamente redesenhando pela memória todos os fantasmas da adolescência vivida cruelmente entre as paredes do colégio interno no final do Império.
Espero ter ajudado :)