• Matéria: História
  • Autor: elizangelaaparecidak
  • Perguntado 6 anos atrás

1. A Guerra da Coreia, entre junho de 1950 e julho de 1953, teve como principais características: *

1 ponto

a) Unificação do país depois do fim da guerra, com domínio total do socialismo.

b) Interferência da China e dos Estados Unidos no confronto, que terminou sem acordo de paz e com os territórios ainda divididos.

c) A Coreia do Sul invadiu a Coreia do Norte. A ONU foi totalmente contra a guerra e puniu os países, obrigando-os a virar colônia do Japão.

d) A Guerra da Coreia foi motivada pela recusa do povo do Japão em aceitar o fim da 2ª Guerra Mundial.

2. A Guerra do Vietnã não foi apenas uma luta pela libertação de um povo. Ela foi inserida no contexto da Guerra Fria quando: *

1 ponto

a) O governo de Ho Chi Minh influenciou todos os demais países da Ásia a aderirem ao socialismo.

b) O governo do Brasil enviou tropas contra o Vietnã do Norte para defender a vitória do socialismo.

c) O envio das tropas dos Estados Unidos mostrou que o governo estadunidense estava disposto a evitar o crescimento do socialismo no sudeste asiático.

d) A China aliou-se aos Estados Unidos para combater os soldados soviéticos enviados para ajudar o Vietnã do Sul.​

Respostas

respondido por: davithebridge13
2

Resposta:

1. letra b e 2. letra c

Explicação:

1. A coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul, iniciando a guerra da Coréia. Os norte coreanos invadiram a Coréia do Sul com apoio logístico da URSS e China, e eles pensavam que os EUA não iriam interferir na guerra já que na segunda guerra civil chinesa (1946-1950). Mas o que os norte coreanos não esperavam era que os EUA tinham sim se importado com a invasão, tanto que os Estados Unidos enviaram tropas para conter o avanço norte coreano. A ONU interfiriu na guerra do lado americano, e juntos eles conseguiram recuperar o resto do territorio sul coreano e sem nenhum acordo de paz eles continuaram invadindo o país até quase dominar a Coréia do Norte. Mas a China tinha deixado claro para eles não ultrapassarem a fronteira, com isso a China entrou na guerra no lado da Coreia do Norte. E a guerra depois se resumiu em os norte coreanos invadindo a fronteira e os americanos recuperando o territorio dominado, criando assim uma guerra de trincheiras (a mesma guerra de trincheira da 1°guerra mundial). Então depois de um tempo eles não assinaram um tratado de paz mas sim um armistício, então tecnicamente a guerra ocorre até hoje. Os territórios continuaram quase a mesma coisa.

2-Depois da segunda guerra mundial a região da indochina que tinha sido invadido pelos japoneses tinha sido devolvida para a França, porém, aquela região queria a sua independência, com isso ocorreu uma guerra de independencia no pais entre os franceses e os povos que viviam ali. Depois de muitos anos eles decidiram decidir o que seria feito naquela região depois da vVitóriada indochina sobre a França, onde decidiu-se dividir aquela região em Laos, Camboja e o Vietnã em sul e norte(Sul=capitalista e Norte=Comunista). O norte invadiu o sul porém essa foi uma guerra de guerrilha onde os norte vietnamitas atacavam os americanos de surpresa, a guerra se resultou num grande desastre para os Estados Unidos, e o norte acabou invadindo o sul unificando o país transformando em definitivamente em um pais comunista.

respondido por: sarahcorreia2005
0

Resposta:

1-B

2-C

Explicação:

Perguntas similares