• Matéria: Português
  • Autor: the999355
  • Perguntado 6 anos atrás

O mês de abril Era em abril, o mês do dia de anos de Pedrinho e por todos considerado o melhor mês do ano. Por quê? Porque não era frio nem quente e não é mês das águas nem de seca – tudo na conta certa! E por causa disso inventaram lá no Sítio do Pica pau Amarelo uma grande novidade: as férias do lagarto. — Que história é essa? Uma história muito interessante. Já que o mês de abril é o mais agradável de todos, escolheram-no para o grande “repouso anual” – o mês inteiro sem fazer nada, parados, cochilando como lagarto ao sol! Sem fazer nada é um modo de dizer, pois que eles ficavam fazendo uma coisa agradabilíssima: vivendo! Só isso. Gozando o prazer de viver... Vocabulário Dias de anos: dia do aniversário. LOBATO, Monteiro . Viagem ao céu. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2018. O pronome isso aparece no texto duas vezes, e A em seu primeiro uso, na expressão “por causa disso”, reforça o sentido do que se disse, da superioridade do mês de abril sobre os outros meses; já na segunda vez em que aparece, no trecho “só isso”, faz referência às causas de viver ser tão agradável. B em seu primeiro uso, na expressão “por causa disso”, reúne as ideias anteriores como causa do que se dirá em seguida; já no segundo, no trecho “só isso”, reforça o sentido do que se acabou de dizer: viver como algo agradabilíssimo. C nas duas vezes em que aparece, refere-se a algo posterior ao texto, do qual ainda não se falara: seja às férias do lagarto, no primeiro caso, seja ao fato de ficar apenas vivendo, no segundo. D nas duas vezes em que aparece, refere-se a algo exterior ao texto, seja o mês de abril, seja a vida que se tem ao sol.

Respostas

respondido por: giovanafernandes69
1

Resposta:

Letra B

Explicação:

respondido por: AnonimoDoRecanto75
2

Resposta:

Letra B, em seu primeiro uso, na expressão “por causa disso”, reúne as ideias anteriores como causa do que se dirá em seguida; já no segundo, no trecho “só isso”, reforça o sentido do que se acabou de dizer: viver como algo agradabilíssimo.

Explicação:

Em “por causa disso”, “isso” reúne os motivos de terem inventado as férias do lagarto em abril; em “só isso”, reforça algo que parece, em um primeiro momento, difícil de entender: celebrar o prazer de viver.

QUESTÃO 4

Perguntas similares