Respostas
Tudo começou com o revigoramento do comércio e das cidades, o surgimento da burguesia,que era composta principalmente de comerciantes.
Busacando proteção e favores, os burgueses aproximaram-se do rei, que estavam interessados no dinheiro da burguesia, por isso passaram a criar leis favoráveis a ela. Pelos favores recebidos, muitos burgueses faziam doação de dinheiro ao rei. Com o fracasso das Cruzadas, a nobreza empobrecida, também tentaram se aproximar mais do rei e pedindo ajuda milita para reprimir a revolta dos camponeses. assim, os camponeses também buscavam ajuda do rei para que ele os defendesse contra o abuso dos senhores feudais.
Nesse clima, surgi a oportunidade para a imposição do poder real, dando forças o suficiente para o rei criar impostos, estabelecer uma moeda única, criar um exército profissional assalariado e se fortalecer. Entre em cena o Absolutismo, sistema político que dá ao Rei poder de decretar Leis, fazer justiça, criar e cobrar impostos. Uma outra caracteristica do poder real era o de controlar a tensões entre Nobreza e Burguesia.
Espero ter ajudado!