Respostas
Resposta:
A associação entre tecnologia e ecologia é cada vez mais natural. Parece que ultimamente a primeira vai indissoluvelmente ligada à segunda.
Houve um momento na história em que o progresso técnico ia em contra da ecologia. O nascimento da indústria significou a proliferação de fábricas e um aumento dos níveis de produção só era possível de ser conseguido com maior quantidade de energia o que, há algumas décadas, só era obtida através da queima de combustíveis fósseis ou de centrais nucleares. No entanto, a tendência está mudando. Agora as necessidades energéticas são outras e o progresso técnico costuma vir acompanhado de um maior compromisso ecológico.
O que há anos começou como parte das políticas de responsabilidade corporativa agora se transformou numa necessidade econômica. A tecnologia e a ecologia se estão aliando e este aperto de mãos é cada vez mais sólido. A eficiência energética é agora um dos objetivos de qualquer dispositivo tecnológico.
A eficiência significa menor consumo de energia, o que condiz um maior respeito pelo meio ambiente. E hoje em dia em muitos nichos tecnológicos se procuram produtos eficientes ao máximo. O campo da eletrônica de consumo é um dos mais próximos. Nele os dispositivos móveis se impuseram: desde celulares a caixas de som, passando por mouses sem fio ou fones de ouvido por bluetooth –a ideia é eliminar os cabos e acabam dependendo da bateria. Por tanto, a utilidade de um produto passou a estar ligada a sua autonomia, que vem a ser o mesmo que dizer à sua eficiência.
Próxima a esta categoria se encontram a domótica e a internet das coisas. Na fabricação deste tipo de dispositivos também se procura a eficiência, pois serão produtos que estarão em contínuo funcionamento. Mas além disso, seu objetivo costuma estar relacionado à economia de eletricidade ou água, além de outros recursos do lar. Enquanto que na indústria, smart cities, e outros campos onde a internet das coisas está despontando, o objetivo costuma ser controlar de perto alguns processos para evitar o desperdício de recursos, o que acaba sendo um sinônimo de cuidar o meio ambiente.
Explicação:
espero ter ajudado.