06) (Unicruz-RS) A reação de neutralização parcial entre o ácido fosforoso e o hidróxido de cálcio dará origem:
a) a um sal neutro de fórmula CaHPO3
b) a um sal ácido de fórmula CaHPO3
c) a um sal neutro de fórmula Ca3(PO4)2
d) a um sal neutro de fórmula CaPO3
e) a um sal ácido de fórmula CaH2PO3
07) Quando reagimos um mol de hidróxido de alumínio com um mol de ácido sulfúrico, o sal originado é:
a) Al(OH)2SO4
b) Al3(OH)2SO4
c) Al2(OHSO4)3
d) Al(OH)SO4
e) Al2(OH)SO4
Respostas
Resposta:
6 - letra A, a um sal neutro de fórmula CaHPO3
7 - letra D, Al(OH)SO4
Explicação:
Letra a). O hidróxido de cálcio apresenta fórmula Ca(OH)2, na qual podemos observar a presença de duas hidroxilas, que podem tornar-se hidróxidos – OH-. Já o ácido fosforoso apresenta fórmula H3PO3, possuindo dois hidrogênios ionizáveis – H+.
O enunciado da questão indica que serão utilizados apenas um mol da base e um mol do ácido. Assim, a equação que representa o processo é:
1 Ca(OH)2(aq) + 1 H3PO3 → CaHPO3(aq) + 2H2O(l)
Como apenas um mol do ácido reage com um mol da base, os dois hidrogênios ionizáveis do ácido reagem com duas hidroxilas da base, formando 2 mol de moléculas de água. Sobra, então, uma única hidroxila (OH), que se junta ao metal cálcio (Ca) na base.
Letra d). O hidróxido de alumínio apresenta fórmula Al(OH)3, na qual podemos observar a presença de três hidroxilas, que podem tornar-se hidróxidos – OH-. Já o ácido sulfúrico apresenta fórmula H2SO4, possuindo dois hidrogênios ionizáveis – H+.
O enunciado da questão indica que serão utilizados apenas um mol da base e um mol do ácido. Assim, a equação que representa o processo é:
1 Al(OH)3(aq) + 1 H2SO4 → AlOHSO4(aq) + 2H2O(l)
Como apenas um mol do ácido reage com um mol da base, os dois hidrogênios ionizáveis do ácido reagem com duas hidroxilas da base, formando 2 mol de moléculas de água. Sobra, então, uma única hidroxila (OH), que se junta ao metal alumínio (Al) na base.