a síndrome respiratória aguda grave também conhecida como é uma doença Sem tratamento que foi descoberta em 2013 na China a respeito dessa patologia marque a alternativa incorreta
resposta letra B)
Respostas
O que é?
É uma doença respiratória viral grave que ocorreu pela primeira vez em Guangdong, na China. Foram relatados outros casos também em outros locais da Ásia, além da América do Norte e Europa. Os casos relatados fora da Ásia ocorreram em indivíduos que tinham viajado para lá ou entre pessoas que tiveram contato com estes (familiares ou profissionais de saúde que atenderam estes doentes). As áreas de maior risco incluem China, Hanoi, Taiwan, Vietnam, Cingapura e Canadá.
Geralmente, a doença inicia com febre acima de 38°C e com outros sintomas parecidos com uma gripe. Após poucos dias, pode evoluir para uma insuficiência respiratória (respiração muito prejudicada).
O que se sente?
A enfermidade inicia com febre que pode ou não estar associada à calafrios e outras alterações. A pessoa pode sentir mal-estar geral, dores nas articulações e nos músculos, dor de garganta e dor de cabeça – sintomas similares aos de uma gripe. Mais raramente poderá haver diarréia.
Depois de poucos dias, o indivíduo com SRAS poderá apresentar tosse seca e falta de ar, necessitando, em alguns casos, de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para ficar em ventilação mecânica – um aparelho auxilia na respiração do indivíduo.
Como se adquire?
Dois a sete dias (podendo chegar a dez), após contato com uma pessoa com a doença, inicia a febre e os sintomas subseqüentes. A principal maneira de contágio é através das gotículas contaminadas dispersas no ar do ambiente quando o doente espirra ou tosse. Ao fazer isto, ele elimina o vírus. Quando o indivíduo sadio, que está no mesmo ambiente do doente, passa a respirar aquele ar contaminado, ele leva o vírus para seus pulmões e adquire a doença.
Acredita-se que o vírus possa sobreviver no ambiente por até 3 horas. Contudo, há relatos deste novo coronavírus encontrado no meio ambiente, ainda viável, após 24 horas.
Também é possível que a contaminação se dê através de objetos que tenham sido contaminados pelo doente. Por exemplo, o doente que havia tocado seu nariz com as mãos passa a usar um pente sem antes ter lavado suas mãos contaminadas. Outra pessoa, ao usar aquele pente contaminado, e que depois leva a mão ao seu nariz, se contagia.
Por quanto tempo o doente com SRAS pode contaminar outras pessoas?
Acredita-se que o doente passa a transmitir a doença quando inicia-se a tosse e a febre. Não se sabe ainda por quanto tempo, a partir daí, a doença possa ser transmitida.
espero ter ajudado :)