Com base no texto "As redes ilegais" responda: - O que são redes ilegais e aponte exemplos.
AS REDES ILEGAIS
Caro aluno, neste bloco vamos compreender como se dão os fluxos ilegais de pessoas, mercadorias e serviços no mundo, as chamadas redes ilegais.
São exemplos de redes ilegais o narcotráfico (ou tráfico de drogas), o tráfico de armas, de animais silvestres, de pessoas e a imigração ilegal, ou seja, sem autorização dos países para onde as pessoas estão indo.
Podemos dizer que a formação das redes ilegais começou junto com as redes “legais” de mercadorias, pessoas, transportes, comunicações e serviços e, ao longo do tempo, vem se desenvolvendo paralelamente a elas.
A proliferação de redes ilegais atualmente é mais comum em países mais pobres, onde a população tem piores condições de vida.
Essa situação acaba favorecendo a organização dessas redes em suas diversas possibilidades.
O narcotráfico, por exemplo, é um problema que aflige tanto os países ricos quanto os pobres. No entanto, é fato que as áreas produtoras de drogas como a maconha e a cocaína se localizam em áreas mais pobres, como a América Latina, por exemplo, onde há uma estrutura produtiva de cultivo da folha de coca (base da cocaína) que é totalmente legal, já que as plantas cultivadas são utilizadas pela população local, entre outras coisas, para ajudar na adaptação à altitude.
A imigração ilegal é outro exemplo de rede ilegal. Ela pode ser resultado de uma série de situações, desde a saída de pessoas dos seus países de origem para fugir de guerras civis, até o tráfico de pessoas, quando estas saem dos seus países de origem enganadas. Notadamente o país que mais sofre com este tipo de imigração são os Estados Unidos. Lá, cerca de 1⁄4 dos imigrantes (aproximadamente 12 milhões de pessoas) estão ilegalmente no país. No entanto, outros países considerados desenvolvidos, como Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Japão e Itália também sofrem com este problema.
Nosso país também acabou se tornando destino da imigração ilegal oriunda, principalmente, dos países da América Latina como Bolívia, Haiti, Paraguai, Peru e de países de outros continentes como Angola e China. A estratégia mais comum desses imigrantes é entrar no país com visto de turista, que vale por 90 dias, ou pelas fronteiras dos países da América do Sul.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Redes ilegais são formas de transporte de algo não regulamentado pela lei.
Exemplos:
"[...] O tráfico de drogas, tráfico de armas, de animais silvestres, de pessoas e a imigração ilegal [...]"
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás