• Matéria: Filosofia
  • Autor: anonima064
  • Perguntado 6 anos atrás

Preciso de Ajuda Ainda hoje, a mulher vem buscando incessantemente sua identidade, na tentativa de libertar-se dos resquícios  adquiridos historicamente e socialmente, para torna-se autônoma e efetivamente mulher, e não mãe, esposa ou dona de casa.
No século XIX, na obra de José de Alencar  “Senhora”, obra romântica, apresenta  uma crítica às contradições da sociedade e do ser humano, construindo uma figura feminina, “Aurélia”, que ora representa a imagem de um anjo, ora de serpente demoníaca. Propositalmente, o autor evidencia no título da obra, a postura inversa da personagem protagonista. Entretanto, Aurélia mesmo sendo uma mulher forte e corajosa, não pode manter essa postura na sociedade e, por isso, Alencar preferiu deixar que o perdão de Seixas fosse sua redenção.
PROPOSTA:
Faça uma breve análise do contexto social e estético apresentado na obra, destacando a visão da sociedade da época quanto à inversão de valores apresentada por Alencar através da personagem Aurélia. Destaque alguns fatos ocorridos que mais lhe chamaram a atenção. 

Respostas

respondido por: hellenrd87
2

basicamente, a obra é muito interessante pois mostra o feminismo (empoderamento feminino, no geral) numa época muito antiga, onde isso ainda era mal visto. O que mais me chamou atenção, foi o fato dela querer se libertar e encontrar a si mesma, achei isso incrível, porque na vida todos precisamos nos encontrar, e no caso dela, ela queria se encontrar fora dos padrões colocados na época e etc, o que torna a obra melhor ainda. Como eu disse, na época essas coisas eram mal vistas, e tudo que é "diferente" choca as pessoas.


anonima064: Muito obrigada
Perguntas similares