Os Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados pois sua origem estar na cultura popular. As brincadeiras de rua hoje se encontram com uma redução de sua pratica e alguns fatores como a expansão social, violência urbana e desenvolvimento tecnológico são apontados como fatores responsáveis.
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem parte da vida de muitas crianças, tais como: Queimado, barra-bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude (ximbra), esconde-esconde, pega-pega, academia ou amarelinha, peão, finca, soltar pipa, elástico.
Os Jogos de salão são atividades que na maioria dos casos trabalha mais com as capacidades mentais do que as físicas. São exemplos de Jogos de Salão: Damas, xadrez, dominó, cartas, gamão, baralho, trilha, uno e quebra cabeças.
Os Jogos Eletrônicos, videojogo ou videogame, são aqueles que usam a tecnologia. Ele pode ser jogado em computadores pessoais, consoles caseiros e máquinas de fliperama, tabletes ou celulares. Os consoles são acionados por controles manuais e visualizados em aparelhos de televisão. São exemplos de jogos eletrônicos: Fifa, Formula Um, Super Mario Bros, SimCity,
Street Fighter II.
Alguns fatores sociais como a falta de segurança e a expansão urbana são fatores que incentivam a prática desses tipos de jogos, além do desenvolvimento e possibilidades dos recursos usados nos gráficos e na ação dos jogos.
Os Jogos Esportivos São jogos que combinam, em maior ou menor medida, diferentes facetas dos jogos e dos esportes, como o entretenimento, o desenvolvimento físico, o estímulo mental, o desempenho e a competição. Consiste na realização de uma atividade física, onde também se respeita um conjunto de regras. A diferença com os jogos é que, no âmbito desportivo, existe sempre a componente competitiva. Por isso, os esportes representam uma forma de competência sempre em busca de um resultado.
Esses Jogos trabalham partes dos esportes, mas não o esporte como um todo, são exemplos: Queimada, barrinha de praia, zorrinha.
QUESTÃO
No que se refere ao texto: “jogos” analise as alternativas e marque a afirmativa incorreta.
( A ) O jogo possibilita o exercício do processo de desenvolvimento e aprendizagem.
( B ) Os jogos tem grande importância, pois através deles, desenvolve-se caráter e identidade.
( C ) O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo.
( D ) A ludicidade no jogo estimula a vitória acima de qualquer outro objetivo.
( E ) Os jogos fazem parte da cultura humana desde tempos antigos.
Respostas
Resposta:
e a letra C
Explicação:
espero de ajuda
Sobre os "jogos" e suas características, é incorreto o que se afirma em: Alternativa D:
- A ludicidade no jogo estimula a vitória acima de qualquer outro objetivo.
O jogo é uma atividade que fazem parte da cultura humana desde tempos antigos. Envolve um ou mais participantes, e sua principal função é proporcionar diversão e entretenimento aos jogadores.
É uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, possibilitando o processo de desenvolvimento e aprendizagem, além de desenvolver caráter e identidade.
O valor competitivo é minimizado, não importa quem ganha e quem perde; o essencial é o aspecto recreativo da atividade. Por este motivo, os não implicam produtividade e nunca devem ser obrigatórios.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/34901768