uma cena bastante comum no contexto escolar é a exclusão social praticada de forma não verbal,que ocorre quando a vitima é ignorada e sua aproximação com o grupo fica impossibilitada. por exemplo: uma professora divide a sala em grupos para resolver uma lista de exercícios de química aonde cada aluno será avaliado mediante sua participação na resolução dos exercícios propostos.marcos tem dificuldades em química e,sabendo dessa dificuldade, os integrantes do grupo que ele faz parte começa a resolver os exercícios sem incluí-lo. dessa forma, os integrantes do grupo não dizem diretamente a marcos que ele não pode participar do grupo mas, simplesmente não o incluem na atividade e ele fica sem a nota do exercício. há, com este comportamento um mecanismo de desengajamento moral. ter um padrão moral pessoal é fundamental para o exercício da autorregulação. sem autorregulação, as pessoas seriam como cataventos, mudando constantemente de direção para se conformar ao que é oportuno em cada situação", ou seja, o desengajamento atua como um mecanismo oposto ao engajamento, logo, em alguma medida é importante que todos tenham um padrão moral que regule suas ações na sociedade.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
( F ) As questões morais são sempre dignas de reflexão e questionamentos, mas, de forma resumida, estes padrões determinam as ações das pessoas sobre outras, e sobre o grupo, e são aprendidas apenas no contexto familiar.
( F ) A escola não pode ser considerada um espaço potente de reflexões sobre princípios morais e éticos que regulam as ações individuais na sociedade.
( V ) O funcionamento complexo do desengajamento pode provocar efeitos de recompensa sociais, fazendo com que atitudes antes reprováveis passem a ser valorizadas.
ALTERNATIVA : F-F-V
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás