A flexão de modo dos verbos ocorre entre: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo. Explique como cada um deles ocorre e quando devem ser empregados.
Respostas
Resposta:
Subjuntivo
O modo subjuntivo é usado para transmitir um acontecimento irreal, hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto.
Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer.
O modo subjuntivo é um dos modos verbais, juntamente com o modo indicativo e o modo imperativo. Os modos verbais indicam a posição do emissor ou agente face a ação verbal.
Exemplos de verbos no subjuntivo
- Verbo andar: que eu ande, se ele andasse, quando nós andarmos,...
- Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,...
Indicativo
O modo indicativo é usado para transmitir um acontecimento certo e real. Através dos tempos verbais do modo indicativo, é possível expressar uma ação de forma precisa e segura.
O modo indicativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo subjuntivo e o modo imperativo. Os modos verbais indicam a posição do emissor ou agente face a ação verbal.
Exemplos de verbos no indicativo
- Verbo andar: andam, andei, andava, andaremos, andaria,...
- Verbo usar: uso, usou, usava, usarão, usaríamos,...
Imperativo
O imperativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo indicativo e o modo subjuntivo. No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça.
Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.
O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1.ª pessoa do singular (eu).
Exemplos de uso do modo imperativo
- Pare com essa brincadeira.
- Jogue o lixo fora, por favor.