Por que os morcegos têm sido apontados como os principais suspeitos de serem os hospedeiros do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) e causador da pandemia de COVID-19 ?
Respostas
Resposta:
Os morcegos costumam ser os animais hospedeiros do virus com mais chances de contágio e com menos forma de prevenção.
Resposta:
Porque eles já eram suspeitos no surto de Sars, de 2002. Já que onde os surtos ocorreram é muito comum o comércio da carne do morcego e da invasão do habitat do animal.
Explicação:
Com isso, foi identificado que o novo coronavírus compartilha uma linhagem ancestral de outro vírus, o RaTG13, que é o seu parente mais próximo já catalogado e identificado em morcegos na província de Yunnan, na China. A partir do uso de três técnicas diferentes para tentar identificar partes do genoma que não passaram por trocas genéticas, os pesquisadores chegaram a três datas possíveis para a separação do Sars-Cov-2: 1948, 1969 e 1982. O estudo também sugere que humanos possam ter sido infectados pelo coronavírus diretamente dos morcegos, embora não descarte que os pangolins —-um mamífero que se assemelha ao tatu-bola— possam ter sido um hospedeiro intermediário entre morcegos.
Espero ter ajudado!