• Matéria: História
  • Autor: Ursula252
  • Perguntado 9 anos atrás

1)
"O General Pedro Aurélio de Góis Monteiro, em nome das classes armadas, declara que o Exmo. Sr. Presidente da República, diante dos últimos acontecimentos políticos, se afastara do governo, transmitindo o poder ao Presidente do Supremo Tribunal Federal. O Sr. Presidente fará uma proclamação ao povo brasileiro, concorrendo com a sua renúncia de alto patriotismo para que a ordem pública não sofra solução de continuidade e se mantenha inalterado o prestígio do Brasil". (ALMANAQUE FOLHA, 1945). O texto acima faz referência à renúncia do presidente Getúlio Vargas, que recebeu grandes pressões de grupos políticos para que deixasse o poder. Quais foram estes grupos políticos

Alternativas:

a)
Os generais rebelados, e os representantes do conservadorismo político da época.

b)
Os membros da política oligárquica da Primeira República, que finalmente voltaram ao poder.

c)
Os comunistas, como Luiz Carlos Prestes, e os integralistas, que ansiavam pelo fim da Era Vargas.

d)
Os políticos reacionários, que em conjunto com os membros da elite intelectual do Brasil, lutaram pela derrocada do governo Vargas.

Respostas

respondido por: icvn
15

alternativa A O estopim  se deu  peloo fato de Vargas ter nomeado como Chefe de Polícia o seu irmão, Benjamin Vargas, dias após ter adiado as eleições presidenciais, Góis Monteiro, Chefe do Estado Maior, assim que soube, convocou a cúpula das Forças Armadas e decidiu não protelar o golpe.

angelitaeurico: obrigada
Perguntas similares