Aponte 5 ações do governo soviético durante a guerra fria?
Respostas
Resposta:
A União Soviética: buscava implantar seu socialismo em outros países. A partir da estratégia do Plano Marshall (implantado pelos EUA) em 1949 a União Soviética criou a Comecon, que ia contra a ideia do Plano Marshall e proibia de seus aliados a aceitarem a ideia dos países rivais. Depois da criação da Otan, a União Soviética criou o Pacto de Varsóvia que tinha como objetivo de unir a força militar Europa Ocidental.
Os EUA: também buscavam implantar seu capitalismo. Mas, criou uma trégua entre as duas potências ao criar o Plano Marshall - que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos. Em 1949 os EUA criam a Otan, juntamente com seus aliados, caso a União Soviética queira atacar seus aliados estariam prontos para atacar também.
Resposta:
Tentativa de expansão dos sistemas: os EUA e a URSS financiaram Golpes de Estado na América Latina, África e Ásia com o objetivo de expandir seus sistemas. Esses regimes eram muito violentos e tinham em comum a forte repressão dos opositores.
Plano Molotov: Em 1949 é lançado a Comecon que tinha objetivo oposto do Plano Marshal (plano produzido pelos Estado Unidos prometendo empréstimos e investimentos para Europa), impedir que seus aliados não aceitassem cedessem pela ajuda do inimigo capitalista.
Pacto de Varsóvia: caso um de seus Países aliados fossem atacados as demais partes deveriam intervir imediatamente.
Corrida Espacial: a União Soviética lançou na frente ao colocar o primeiro satélite e o primeiro homem em órbita.
A construção e a queda do Muro de Berlim: em 1961 a republica democrática da Alemanha, ordenada pela união soviética, ordenou a construção do Muro de Berlim, com o intuito de se isolar, impedindo o fluxo de cidadãos do lado ocidental para o lado oriental. Esse marco foi permanecido por 30 anos e finalmente em 1989 ocorreu a Queda do Muro de Berlim, causado por crises econômicas.
É isso, espero que tenha te ajudado ;)