Não são raros os relatos de ocorrência de terremotos no território brasileiro. Porém, diferentemente do que acontece no Japão, nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, os terre- motos aqui observados normalmente são de baixa magnitude. A explicação para essa diferença deve-se à: *
0 pontos
localização do Brasil em área de convergência de placas.
estrutura geológica antiga do Quaternário, predominante no território brasileiro.
predominância de rochas sedimentares, mais suscetíveis a rupturas geológicas.
localização do território brasileiro no centro da placa sul-americana.
Respostas
Resposta:
o território brasileiro encontra-se distante da zona de instabilidade tectônica, ou seja, longe das zonas de convergência entre placas.
resumindo e a opção: localização do território brasileiro no centro da placa sul- americana
A explicação para a diferença entre os terremotos existentes no Brasil em relação aos terremotos ocorridos no Japão, Estados Unidos e Chile está na letra D) localização do território brasileiro no centro da placa sul-americana.
As placas tectônicas compõem a litosfera, região onde ficam os continentes e mares. Várias placas tectônicas formam essa camada, e realizam movimentos entre elas. Muitas vezes, esses movimentos resultam em vulcões e terremotos, além de tsunamis.
O Brasil se encontra localizado no centro da placa sul-americana, e por causa disso, por se encontrar longe de área onde há convergência de placas, o país é pouco afetado por terremotos ou vulcões, e quando é, estes possuem baixa magnitude, não oferecendo muitos riscos ou perigos à população.
Veja mais sobre as placas tectônicas em:
https://brainly.com.br/tarefa/26540404