Respostas
Resposta:
Tanto os Estados Unidos quanto a (URSS) saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial, tendo lutado juntos no lado dos aliados.
Entretanto, após o fim da II Guerra e de seus inimigos em comum - o fascismo e o nazismo - terem sido derrotados, iniciou-se uma disputa pelo poder entre as duas superpotências mundiais.
O mundo se tornará bipolar, ou seja, com dois grandes pólos de poder: um de ideologia Socialista (URSS) e o outro, capitalista (EUA).
Formando dois grandes blocos. O restante dos países do Globo viu-se "obrigado" a escolher um dos lados para se aliar e obter proteção. Assim, ambos buscavam aumentar sua área de influência, tanto por meios materiais - através da economia e do poder bélico - quanto por suas distintas ideologias.
Procurando se afirmar como maior potência global, ambos iniciaram uma corrida armamentista: eles tentaram sempre superar O poder bélico de seu oponente e avançar em criações tecnológicas voltadas à guerra. A corrida armamentista tornou-se também nuclear: os Estados Unidos possuíam tecnologia desde 1945,e a URSS realizou seus primeiros testes em 1949.
Outro meio em que a disputa ocorreu de modo muito claro foi no espaço: a conhecida Corrida Espacial. Os soviéticos contaram com algumas vitórias iniciais: lançaram O primeiro satélite artificial (1957), O primeiro foguete tripulado com um ser vivo (1960) e mesmo O primeiro voo espacial tripulado por um humano (1961). Entretanto, a chegada do Homem à lua, realidade pelos Estados Unidos em em 1969, foi a ápice dessa corrida.
Um dos maiores símbolos da Guerra Fria foi O muro de Berlim.
Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida entre quatro vencedores: França, Inglaterra, Estados Unidos e URSS.