A colonização portuguesa no Brasil é caracterizada por uma ampla empresa mercantil. É o próprio Estado metropolitano que, em conjugação com as novas forças sociais produtoras, ou seja, a burguesia comercial, assume a tarefa da colonização das terras brasileiras. A partir daí dois elementos, Estado e burguesia, passam a ser os agenciadores coloniais e, assim, a política definida com relação à colonização é efetivada através de alguns elementos básicos que se seguem. Dentre eles apenas um NÃO corresponde ao exposto no texto. ASSINALE-O.
a) A preocupação básica será a de regular a área do império colonial face às demais potências europeias.
b) O caráter político da administração se fará a partir da metrópole, e a preocupação fiscal dominará todo o mecanismo administrativo.
c) A função das colônias será pertinente no sentido de acelerar a acumulação do capital comercial pela burguesia mercantil europeia.
d) A produção interna da colônia, estimula o seu desenvolvimento e atende às necessidades de seu mercado interno.
Respostas
Resposta:
Letra D)A produção interna da colônia, estimula o seu desenvolvimento e atende às necessidades de seu mercado interno.
Explicação:
O Mercantilismo, que era o modelo econômico que orientava a Colonização, estabelecia que a Colônia deveria produzir visando sobretudo a exportação para o comércio com a Metrópole, com forte intervenção da Metrópole na economia da colônia. Como a questão pede a afirmativa falsa, é correta a alternativa D.
No caso brasileiro isto foi caracterizado sobretudo por nossos ciclos econômicos, em especial os do açúcar e do ouro, que foram os dois grandes "produtos de exportação" do Brasil durante o período da colonização (que vai de 1500 a 1821). Ambas as atividades eram fortemente controladas por Portugal e ambas visavam atender aos interesses do mercado externo, e não interno.
Mais sobre a Colonização em:
https://brainly.com.br/tarefa/9790446