• Matéria: História
  • Autor: joaopedrolopesdacost
  • Perguntado 6 anos atrás

"As grandes mudanças que se verificam na arte náutica durante a segunda metade do século XV levam a crer na possibilidade de chegar-se, contornando o continente africano, às terras do Oriente. Não se pode afirmar, contudo, que a ambição de atingir por via marítima esses países de fábula presidissem as navegações do período henriquino, animada por objetivos estritamente mercantis. (...) Com a expedição de Antão Gonçalves, inicia-se em 1441 o tráfico negreiro para o Reino (...) Da mesma viagem procede o primeiro ouro em pó, ainda que escasso, resgatado naquelas partes. O marfim, cujo comércio se achava até então em mãos de mercadores árabes, começam a transportá-lo os barcos lusitanos, por volta de 1447."
(Sérgio Buarque de Holanda, Etapas dos descobrimentos portugueses.)

Portugal foi a primeira nação europeia a reunir as condições necessárias para dar início à Expansão Marítima pelo Atlântico. Vários elementos determinaram o pioneirismo português, assinale aquele que NÃO está relacionado a esse processo.
A) A posição geográfica privilegiada.
B) A experiência na atividade pesqueira, que colocava os portugueses em contato com o Atlântico.
C) A abundância de metais preciosos e produtos agrícolas.
D) O desenvolvimento comercial intensificado com as rotas marítimas pelo Atlântico, que ligavam o Mediterrâneo ao mar do Norte.

Respostas

respondido por: SidneiAndre
2

Resposta:

A afirmativa B)

Espero ter ajudado ;)

Perguntas similares