Respostas
respondido por:
0
Resposta:
O conceito de idade psicológica pode ser usado em dois sentidos. Um é análogo ao significado de idade biológica e refere-se à relação que existe entre a idade cronológica e as capacidades, tais como percepção, aprendizagem e memória, as quais prenunciam o potencial de funcionamento futuro do indivíduo.
Explicação:
oseiasizidorio12345:
tu nao tem vergonha de pesquisar no google
respondido por:
0
Resposta:
Olá!!
- Idade psicológica
- O conceito de idade psicológica pode ser usado em dois sentidos. Um é análogo ao significado de idade biológica e refere-se à relação que existe entre a idade cronológica e as capacidades, tais como percepção, aprendizagem e memória, as quais prenunciam o potencial de funcionamento futuro do indivíduo. Esse uso do conceito é muito próximo ao de senescência ou envelhecimento normal.
- O segundo uso do conceito de idade psicológica tem relação com o senso subjetivo de idade. Este depende de como cada indivíduo avalia a presença ou a ausência de marcadores biológicos, sociais e psicológicos do envelhecimento em comparação com outras pessoas de sua idade.
- O senso de idade psicológica tem estreita relação com as mudanças em perspectiva temporal que afeta os mais velhos. A partir de meados da quarta década de vida, as pessoas passam a pensar suas vidas em termos dos anos que ainda têm para viver em vez de em termos dos anos vividos. Aumenta a tendência de avaliar a vida retrospectivamente (revisão de vida).
- Também ocorre uma aceleração subjetiva do sentido de tempo e então os dias, meses e anos parecem passar mais depressa. Isso é comumente atribuído à diminuição da atividade metabólica, que é responsável pelas alterações nos ritmos corporais, entre eles os de sono e vigília, e ao aumento do tempo de reação, que faz com que os idosos sejam mais lentos.
- Porém, não se pode esquecer que o mundo dos idosos costuma ser menos estruturado. Essa ocorrência é co-responsável pelo descompasso entre o relógio externo e o relógio interno de pessoas de todas as idades e pelas alterações em seu sentido de vida. Também responde em parte à tendência a fazer narrativas pessoais sobre experiências passadas, que, por um lado, podem trazer prazer e aceitação social aos idosos; por outro, podem acarretar rejeição.
- Espero ter ajudado! bons Estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás