01) Na tabela 1, há três ácidos e os valores da tabela foram obtidos dissolvendo-se em água, à temperatura constante. Calculando o grau de ionização a partir da relação entre número de moléculas ionizadas pelo número de moléculas dissolvidas, assinale a alternativa correta. *
1 ponto

a) O grau de ionização do ácido sulfídrico (H2S) é 0,10 e ele é o mais forte dos três.
b) O grau de ionização do ácido nítrico (HNO3) é 0,80 e ele é o mais forte dos três.
c) O grau de ionização do ácido sulfúrico (H2SO4) é 0,67 e ele é o mais forte dos três.

d) O grau de ionização em ordem crescente de força dos ácidos é
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) O grau de ionização do ácido sulfídrico (H2S) é 0,10 e ele é o mais forte dos três. ERRADA. O ácido sulfídrico não é o mais forte.
b) O grau de ionização do ácido nítrico (HNO3) é 0,80 e ele é o mais forte dos três. CORRETO
c) O grau de ionização do ácido sulfúrico (H2SO4) é 0,67 e ele é o mais forte dos três. ERRADA. O ácido sulfurico não é o mais forte.

d) O grau de ionização em ordem crescente de força dos ácidos é
H2S<H2SO4<HNO3
Resposta:
1- B (O grau de ionização do ácido nítrico (HNO3) é 0,80 e ele é o mais forte dos três).
2- C (HBr, HCN, H2N e H2N).
Explicação:
1- A resposta correta é a letra b. O grau de ionização é calculado pela divisão entre o número de moléculas ionizadas pelo número de moléculas dissolvidas para o H2S o grau de ionização é 0,10, para o H2SO4 o grau de ionização é 0,67, para o HNO3 o grau de ionização é 0,80. Em ordem crescente de força o grau de dissociação é H2S < H2SO4 < HNO3, sendo o ácido nítrico mais forte dos três.
2- A alternativa que apresenta apenas hidrácidos é a letra c, pois hidrácidos não apresentam oxigênio em sua composição. Ácidos que apresentam oxigênio são classificados como oxiácidos.