Respostas
Oi Tudo Bem?
O Teatro Elisabetano corresponde ao tetro produzido durante o reinado de Elisabeth I da Inglaterra, de 1558 a 1603, tendo como seu grande expoente William Shakespeare. A influência renascentista vinda do continente trouxe as referências da cultura grega, do humanismo e do cientificismo e a autonomia da Inglaterra perante o continente e a Igreja foram definitivas para o nascimento desse movimento teatral tão importante para a cultura ocidental.
No entanto, a influência e o fascínio vindos da Itália não criaram uma cena caracterizada pela reprodução desse modelo, muito pelo contrário. A capacidade de síntese dessas influências - junto à percepção de que o público inglês se interessaria mais pelos assuntos próprios de sua história – fizeram do teatro elisabetano um estilo original de fazer dramaturgia.
Outra característica que afasta a produção inglesa da do resto do continente europeu é o alcance social das peças: enquanto na Itália o teatro estava reservado à elite, na Inglaterra príncipes, nobres, artesãos e camponeses assistiam e deleitavam-se com as montagens, embora cada um ocupasse seu lugar específico dentro do teatro. Essa fusão de públicos levou também a uma fusão de estilos. Nesse período surgem as misturas muito particulares entre a tragédia, a comédia e o novelesco.
Inspirados nos circos da época, os teatros elisabetanos inicialmente eram improvisados ao ar livre. Com o aumento da popularidade, foram surgindo os primeiros teatros, que eram construções simples, geralmente circulares ou hexagonais.
Disposta próxima ao palco, a plateia era cúmplice da ação dramática: os atores e o texto se comunicavam nas entrelinhas com o espectador, tornando o Teatro Elisabetano uma espécie de metateatro em sua forma. A ausência de grandes cenários ornamentados também facilitava a relação de intimidade entre personagens e público. Mulheres eram proibidas de atuar, então todos os papeis femininos eram feitos por atores homens.
Espero ter te Ajudado
Att. Fiscal Davi