• Matéria: História
  • Autor: sthefane1875
  • Perguntado 6 anos atrás

HISTÓRIA 5- No Brasil a Primeira República foi, por excelência, uma república de “coronéis”, traço dominante da cultura política daquela época. Quanto ao coronelismo e às eleições praticadas na Primeira República é correto afirmar que: *



a) A instituição do voto secreto pela Constituição de 1891 contribuiu para a moralização das eleições.
b) O coronelismo fenômeno típico da urbanização contribuiu para o afastamento dos grandes oligarcas.
c) A mudança do império para a República produziu uma ruptura completa quanto aos procedimentos eleitorais, com a supressão das fraudes.
d) As eleições continuaram sendo turbulentas, a fraude era comum e se o candidato eleito fosse da oposição era “degolado”. Ou seja, não era diplomado.​

Respostas

respondido por: dudamachado2211
54

Resposta:

d) as eleições continuaram sendo turbulentas, a fraude era comum é se o candidato eleito fosso da oposição era "degolado''. Ou seja, não era diploma do.

respondido por: queremcassia2211
20

O voto nesta fase, era algo tenso, e definido por uma parcela pequena da população. Portanto, a alternativa que melhor se enquadra na questão é a “D”.

Além disso, a interferência de coronéis na política tornava as questões ainda mais tensas. Isso porque, se buscava um controle de quem elegia quem. Nesta época, o voto também nomeado Voto de Cabresto.

Acredita-se que neste momento foi definido que apenas um número tão seleto de pessoas votassem justamente para que o poder vigorasse de modo centralizado.

Quer saber mais sobre este assunto?

https://brainly.com.br/tarefa/39307880

Anexos:
Perguntas similares