como podemos superar os obstáculos e utilizar nossa atual autuação em favor de nosso aprendizado? (situação de isolamento pela pandemia do covid-19)
Respostas
Resposta:
"Seja um exemplo
As crianças aprendem muito do que sabem sobre resolução de problemas com aquilo que observam de seus pais. Encarar os seus desafios pessoais e compartilhar a satisfação de superá-los tem um impacto enorme para os pequenos.
Dê aos seus filhos as ferramentas certas
Não há como superar obstáculos sem as ferramentas apropriadas: motivação, autoconfiança, perseverança, retidão de caráter e experiência em resolver pequenos problemas.
Brinquem com jogos de resolução de problemas
Caça à bandeira, jogos de tabuleiro, jogos de palavras e outras brincadeiras ajudam as crianças a entender que obstáculos são um elemento importante para uma experiência de vida rica e plena.
Entenda a diferença entre “infância” e “irrelevância”
Isso é importante! Há muitos pais que não esperam nenhuma responsabilidade de seus filhos. Se você não espera nada dele, é isso que você vai ter. Aliás, quando não deixamos que as crianças contribuam com a vida da família, elas tendem a desenvolver outras habilidades – geralmente, destrutivas.
Ofereça oportunidades para que eles pratiquem
Introduza obstáculos com os quais os seus filhos consigam lidar. Ensine-os a desenvolver estratégias, ponha confiança neles e os parabenize quando eles tiverem sucesso. Envolva-os no planejamento dos passeios, das férias e de eventos da família.
Não reforce a desistência
Nunca resolva um problema para os seus filhos que eles possam resolver, com a sua ajuda, sozinhos. Mostre a eles que continuar tentando é muito mais recompensador que desistir.
Esteja ao lado deles quando o fracasso estiver à espreita
É o outro lado da moeda. Não abandone seus filhos ao fracasso quando a luta for difícil. Ajude-os a reavaliar a situação, dê todo o apoio se o que falta for um empurrãozinho e os aconselhe se o obstáculo for simplesmente intransponível.
Introduza conversas sobre resolução de problemas na mesa do almoço ou do jantar
“Ei, o que vocês acham disso?” “Estou em uma situação desafiadora – alguém tem alguma ideia?” “Decidimos cortar 10% das nossas despesas – vamos conversar sobre como podemos, juntos, fazer isso funcionar”.
Voluntarie-se com seus filhos
Encontre uma organização que cuide de pessoas deficientes ou idosas – que com o seu testemunho vão ensinar aos seus filhos que podemos superar os obstáculos. Engajem-se em projetos em seu bairro ou em sua igreja que exijam criatividade – e deixe que as crianças estejam à frente.
Não esqueça: é importante ter equilíbrio
Às vezes é necessário pedir ajuda diante dos obstáculos. Não vale a pena dar murro em ponta de faca. Não deixe que os seus filhos confundam tenacidade e perseverança com teimosia e obstinação."
Leia mais em: