Respostas
respondido por:
6
Resposta: 1. Déficit de atenção
O déficit de atenção (TDA) é um transtorno de aprendizagem que afeta cerca de 5% das crianças. É caracterizado por uma dificuldade do aluno em manter o foco, a atenção e a concentração em diversas atividades, além de grande inquietude e impulsividade.
Como identificar
Geralmente, o déficit de atenção coexiste com outros transtornos de aprendizagem relacionados à leitura, habilidades matemáticas ou à escrita. Para identificar o TDA, o professor deve ficar atento a essas condutas e, havendo suspeita do distúrbio, encaminhar o aluno a profissionais especializados, como psicopedagogos e psicólogos. Após as análises iniciais e havendo necessidade, o aluno será conduzido a neurologistas, psiquiatras ou neuropediatras para o diagnóstico clínico.
O diagnóstico do TDA deve ser multidisciplinar e demanda uma avaliação rigorosa, uma vez que existem evidências tanto de subtratamento quanto de diagnóstico equivocado do distúrbio, o que tem aumentado demasiadamente o número de pessoas diagnosticadas no país.
2. Hiperatividade
O comportamento hiperativo pode ou não coexistir com a falta de atenção e fazer parte ou não da sintomatologia de TDA, que seria descrito, portanto, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Como identificar
O aluno hiperativo, embora não tenha necessariamente um transtorno, demonstra um comportamento de inquietude e impulsividade atípicos, o que pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento biopsicossocial e acadêmico.
3. Problemas de relacionamento
Problemas de convívios sociais e afetivos podem interferir negativamente no aproveitamento em sala de aula, principalmente em casos de preconceito e bullying.
Como identificar
O aluno é mais contido e tímido dentro da sala de aula, aparentando desânimo e desmotivação, além de ter o costume de ficar sozinho e não formar círculos de amizade.
Explicação: SE QUISER PODE RESUMIR....
BONS ESTUDOS!!!!
ESPERO TER AJUDADO!!!!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás