Para tentar resolver os problemas sociais gerados pela Crise de 1929, o presidente Roosevelt criou algumas medidas nas áreas social e econômica. Sobre as medidas adotadas pelos Estados Unidos a partir de 1933, que ficaram conhecidas como New Deal, marque V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas. Reescreva as sentenças falsas, corrigindo-as.
( ) A base do programa era o fortalecimento do liberalismo e a adoção de uma política sem intervenção direta do Estado na condução da economia.
( ) O New Deal seguia as propostas do economista britânico John Maynard Keynes (1883-1946), que defendia o papel regulador do Estado na atividade econômica para evitar ou reduzir os efeitos das crises econômicas.
( ) Praticamente não foram adotadas medidas para os agricultores, uma vez que a crise afetava apenas a produção industrial estadunidense.
( ) A intervenção estatal foi vista como a única saída para combater a especulação e os efeitos desastrosos da política de livre mercado adotada até então.
( ) Para ajudar na recuperação das empresas, foi criado um programa de auxílio à indústria que consistia em: concessão de financiamentos a juros baixos, compra de ações ou nacionalização de empresas em dificuldades ou em processo de falência.
( ) A jornada de trabalho semanal foi reduzida; fixou-se um salário mínimo e realizou-se um programa de construção de obras públicas, como estradas, pontes, usinas hidrelétricas, escolas, parques e hospitais, criando novos postos de trabalho.
Respostas
Não sei se te ajuda mais, porém:
Resposta:
( F ) A base do programa era o fortalecimento do liberalismo e a adoção de uma política sem intervenção direta do Estado na condução da economia.
( V ) O New Deal seguia as propostas do economista britânico John Maynard Keynes (1883-1946), que defendia o papel regulador do Estado na atividade econômica para evitar ou reduzir os efeitos das crises econômicas.
( F ) Praticamente não foram adotadas medidas para os agricultores, uma vez que a crise afetava apenas a produção industrial estadunidense.
( V ) A intervenção estatal foi vista como a única saída para combater a especulação e os efeitos desastrosos da política de livre mercado adotada até então.
( V ) Para ajudar na recuperação das empresas, foi criado um programa de auxílio à indústria que consistia em: concessão de financiamentos a juros baixos, compra de ações ou nacionalização de empresas em dificuldades ou em processo de falência.
( V ) A jornada de trabalho semanal foi reduzida; fixou-se um salário mínimo e realizou-se um programa de construção de obras públicas, como estradas, pontes, usinas hidrelétricas, escolas, parques e hospitais, criando novos postos de trabalho.