gente quando eu mordo, uma parte, provavelmente da minha mandíbula, dói, na região abaixo do ouvido esquerdo. É normal?
Respostas
Resposta:
sim é normal
Explicação:
isso acontece por causa da ligação dos ossos
Olá, primeiramente você tem que estar ciente de que como voce me disse, é uma "ardência".
NÃO é normal.
isso foi constatado por um cirurgião-dentista.
BRUXISMO
Pacientes com bruxismo têm o hábito de ranger ou apertar os dentes involuntariamente, o que faz com que ocorra uma pressão muito grande sobre a articulação temporomandibular (ATM). Por isso que, segundo o especialista, esse hábito pode causar inflamações na região com o tempo, gerando desgastes da mesma e dos dentes, que ficam desalinhados e sobrecarregam ainda mais a ATM. “A principal forma de tratar o bruxismo é usando protetores bucais, feitos sob medida, que vão absorver o impacto e proteger os dentes e as articulações. Além disso, também há tratamentos com toxina botulínica, o Botox, associado a outras técnicas, como a acupuntura.”
MORDIDA CRUZADA
Outra possível causa é a mordida cruzada, já que os problemas de oclusão impedem o encaixe perfeito dos dentes. Dessa forma, o dentista explica que para compensar o desalinhamento, a articulação temporomandibular acaba trabalhando de forma inadequada, gerando os estalos e as dores musculares na região da mandíbula. “A mordida cruzada é corrigida com tratamento ortodôntico para a reabilitação oral.”
ABCESSOS DENTÁRIOS
Inflamações nas camadas mais profundas da polpa e do nervo do dente, decorrentes de uma cárie não tratada, por exemplo, podem desencadear os abcessos dentários. “Ao se infiltrar nas áreas mais internas do dente, as bactérias que causaram a infecção podem chegar à estrutura óssea, gerando dores intensas que podem se irradiar pelos músculos mandibulares”, esclarece. A melhor forma de evitar que essa situação aconteça é cuidando muito bem da higiene bucal e visitando o dentista regularmente.
DOENÇA PERIODONTAL
O desenvolvimento de doenças periodontais também é um fator que deve ser observado, já que a inflamação do tecido gengival pode desencadear uma série de problemas para o paciente, podendo levar a perda dentária. “No estágio inicial, a doença periodontal geralmente é silenciosa, e quando as dores aparecem os ossos já estão muito comprometidos. Ela é causada por bactérias e, assim como os abcessos, pode atingir a articulação temporomandibular, resultando em dores no maxilar”, conta. Quanto ao tratamento desse quadro, o dentista comenta que ele é feito com raspagem das camadas profundas da gengiva e medicamentos para controlar a infecção e as dores.
COMO LIDAR COM A SITUAÇÃO?
Cuidados simples do dia a dia podem ser de grande ajuda quando o assunto é reduzir as dores ou até mesmo evitá-las, especialmente se estiverem relacionadas ao estresse e sobrecarga dos músculos mandibulares, segundo Johnathan(cirurgiao-dentista):
• Fale devagar: a pronúncia pausada de cada palavra movimenta muitos músculos da face e é um ótimo exercício para a mandíbula, fortalecendo a região;
• Boceje: não evite os bocejos involuntários. Além de serem importantes para a oxigenação do cérebro, eles ajudam a exercitar o maxilar;
• Não force o limite de abertura da boca: abrir a boca exageradamente sobrecarrega a articulação temporomandibular. Se tiver a sensação de travamento ou estalos, fale com o dentista.
• Marque uma consulta com um especialista: essa atitude é imprescindível para que o dentista avalie sua saúde oral e identifique a causa do problema.
e também pode ser por um deslocamento da sua mandíbula, mas isso não é muito provável!
se sua mandíbula esta doendo assim há alguns dias é melhor procurar um especialista!
espero ter ajudado, se sim por favor me titule de melhor resposta, eu agradeço, e melhoras!!!!