Eratóstenes, administrador da Biblioteca de Alexandria, por volta de 220 a.C., utilizando matemática simples, fez uma grande contribuição à ciência. O que ele determinou de forma aproximada?
Respostas
Resposta: ele determinou a cirunferência da Terra
Explicação passo-a-passo:
Ele o fez utilizando uma regra de três
Resposta:
A circunferência da Terra.
Utilizando as diferentes sombras projetadas no mesmo horário e dia do ano, Eratóstenes concluiu que a Terra era curva e determinou o comprimento aproximado dessa curva, já que os raios solares eram feixes de retas paralelas.
O volume do Rio Nilo, bem como de outros grandes rios, é bem variado, devido aos períodos de baixas e cheias. Além disso, sua margem e profundidade irregulares dificultariam o cálculo mesmo nos dias atuais, o que tornaria a tarefa quase impossível a Eratóstenes em 220 a.C.
Segundo a lenda, Tales de Mileto usou trigonometria para medir a altura da grande Pirâmide de Quéops. Não se sabe se mediu seu volume, já que este não era um dado relevante. O que chama a atenção até os dias de hoje é justamente sua altura e grandiosidade.
Para medir a massa da Terra, as variáveis seriam bem mais complexas do que para medir o volume do Rio Nilo. Porém, esse dado seria mais útil para a ciência. Contudo, mesmo hoje, o valor que se tem é de uma aproximação esférica da Terra, que está em torno de 5.972 × 10^24kg.
A primeira pessoa a medir a distância da Terra até a Lua foi o astrônomo e geógrafo Hipparchus, no século II a.C., usando trigonometria simples. Ele estimou aproximadamente 26.000km além da distância atual, que é de 384.403km, um erro de cerca de 6.8%. Mesmo assim, essa distância varia de acordo com a órbita da Terra. Portanto, esse feito, também grandioso, não foi de Eratóstenes.