Após realizar seu exame médico admissional, Jorge recebeu o resultado de um teste de frequência cardíaca contendo seis ciclos, conforme indica a figura: Devido à responsabilidade do cargo, que gera um aumento do nível de estresse no indivíduo, foi definida por uma junta médica a exigência de que, diariamente, este nível atinja o valor máximo de 3.500. Sabe-se que, a cada batimento cardíaco, o nível de estresse desse indivíduo aumenta em 0,04. Considerando que o padrão da frequência cardíaca seja constante e que o nível inicial de estresse em cada dia de trabalho de Jorge vale 44, para que tal exigência seja cumprida: Jorge pode exercer esta função em até 4 turnos diários de 100 minutos cada. é necessário que Jorge trabalhe neste cargo exatamente 3 horas por dia. Jorge não pode trabalhar neste cargo por mais de 5 horas diárias. o tempo máximo que Jorge pode exercer esta função, por dia, é de 6 horas.

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
1

Considerando o padrão cardíaco e as normas da empresa, vemos que "é necessário que Jorge trabalhe neste cargo exatamente 3 horas por dia."

 

O trabalho de Jorge não pode passar de 3 horas por dia, pois caso isso ocorra ele estará ultrapassando o nível de estresse diário que a empresa exige. Podemos verificar isso através do seguinte cálculo.

 

- Pegamos o valor do nível de estresse diário permitido pela empresa, dividimos ele pelo valor do estresse diário que Jorge tem em seu trabalho e depois dividimos pela quantidade de dias que temos no mês. Veja:

 

3500/44 = 79,54

79,54 / 30 = 2,65 h

(Aproximadamente 3 horas)

Perguntas similares