• Matéria: Sociologia
  • Autor: zdebzinha
  • Perguntado 6 anos atrás

síntese sobre: Desigualdade Social; Mobilidade Social;

Estratificação Social em Karl Marx; Estratificação Social em Max Weber.

Respostas

respondido por: otoniel7
10

Resposta:

Mobilidade social:

O termo mobilidade social significa o deslocamento de indivíduos ou grupos entre posições socioeconômicas diferentes. Em sociedades regidas pelos regimes de castas ou estamentos, essa mobilidade é praticamente inexistente, uma vez que a posição social do indivíduos está estabelecida desde o seu nascimento e não pode ser alterada. Nas sociedades ocidentais modernas – onde o capitalismo é o modo de produção predominante – a mobilidade entre diferentes classes sociais é mais frequente. Tal mobilidade pode se dar em dois sentidos: de forma ascendente (quando há um aumento nos ganhos financeiros e, consequentemente, um maior acesso a bens e serviços) ou, no sentido contrário, de forma decrescente.

Desigualdade social

A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais.

Desigualdade social

É um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda encontram-se em vias de desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Também podem ser utilizados, como dados para o cálculo de desigualdade, fatores como o IDH, a escolarização, o acesso à cultura e o acesso a serviços básicos — como saúde, segurança, saneamento etc.

Explicação:

Estratificação Social em Karl Marx

Estratificação social, no mundo da sociologia, é um conceito que envolve a "classificação das pessoas em grupos com base em condições socioeconômicas comuns; um conjunto relacional das desigualdades com as dimensões econômicas, social, política e antropológica". Quando as diferenças levam a um status de poder ou privilégio de alguns grupos em detrimento de outros, isso também é chamado de estratificação social.É um sistema pelo qual a sociedade classifica categorias de pessoas em uma hierarquia. A estratificação social é baseada em quatro princípios básicos:

É uma característica da sociedade, e não simplesmente um reflexo das diferenças individuais;

A estratificação social continua de geração para geração;

É universal, mas variável;

Envolve não só a desigualdade, mas também crenças

Estradificaçao Social em Max Weber

Estratificação social nomeia um campo de estudos dedicado a classificar indivíduos e grupos sociais de acordo com status sociais e poder econômico. De certa forma, esses estudos buscam compreender como uma sociedade se organiza hierarquicamente. O que distingue àqueles que têm mais poder dos que não tem poder algum? Ou, o que faz com que alguns tenham muita riqueza e outros sejam miseráveis? Essas perguntas são questionamentos referentes à estratificação social.

Dois autores da sociologia são marcos referenciais desses estudos, são eles Karl Marx e Max Weber. Embora o primeiro autor esteja sempre associado aos estudos econômicos ele também se dedicou à crítica da economia política e, consequentemente, aos estudos sobre os aspectos sociais da economia e de seus efeitos. O segundo busca explicar as posições de classe para além de seu caráter econômico, associando-o aos aspectos simbólicos, como prestígio. Marx chama as posições sociais de classe, enquanto Weber as nomeia enquanto estamentos.

Perguntas similares