Respostas
Resposta:
Criação do Jardim Botânico, Museu Natural e Zoológico; - Melhoria dos serviços públicos, como a criação do serviço de coleta de lixo e bombeiros; - Redução dos impostos sobre senhores de engenho e melhoria dos engenhos para produzir mais açúcar; - Liberdade religiosa aos cristãos.
Resposta:
Após a invasão Holandesa em Pernambuco e com a finalidade de consolidar a cosquista do território de Portugal, Maurício de Nassau foi nomeado governador de Pernambuco.
Nassau soube estabelecer boas relações com a sociedade pernambuca e assim conquistou a confiança do povo para administrar o local. O governador holandes proibiu a agiotagem praticada por agentes holandeses e conseguiu auxílio financeiro, na forma de crédito, para que reconstruíssem seus engenhos, destruídos nos cinco anos de combate. Diminuiu os tributos e ainda conseguiu a encampação das dívidas de alguns senhores, sustando, também, a penhora de seus bens. Além disso deu maior liberdade na venda de açúcar, cuja produção vinha se normalizando, e garantiu a liberdade religiosa aos cristãos.
Nassau também se preocupou com o embelezamento e a modernização de Recife, pavimentando ruas, drenando pântanos, construindo pontes e canais sobre os rios Capiberibe e Beberibe, transformando o pequeno vilarejo em moderno centro urbano. Trouxe também para Recife várias missões artísticas e científicas, procurando criar um ambiente cultural semelhante ao que se desfrutava na Europa.
Após a expulsão de Nassau e dos demais holandeses na colonia de Portugal, iniciou-se a decadência da empresa açucareira no Brasil. Devido a má administração de Portugal, em que só queriam explorar nossas terras e não administrar, como fez Maurício de Nassau;
Explicação: