português dddjjfsfhjxdhjkjxzzxjh
Respostas
Resposta:
se quer escrever algo escreva algo útil sua burra
Explicação:
escreva sobre coisas interessantes como
o que é cacique
Cacique também é o nome popular do pássaro cacicus, da família icteridae. A ave é encontrada na região norte e centro-oeste do Brasil, no Panamá, Peru, Equador, Colômbia, Guianas e Bolívia.
O pássaro tem subespécies, como o cacicus cela cela, cacicus cela vitellinus e cacicus cela flavicrissus.
Cacique e pajé
Cacique e pajé são dois termos ligados às tradições indígenas, mas com diferentes significados. Enquanto o cacique tem uma função mais ligada à organização e comando da tribo, o pajé é considerado um sacerdote.
O pajé é o curandeiro e conhecedor de rituais ligados aos deuses indígenas. É ele quem faz os rituais chamados de pajelança e que tem os maiores conhecimentos sobre o poder dos chás e das ervas usados na tribo. O pajé tem grande reconhecimento na tribo pela sua sabedoria.
Saiba mais sobre Pajé.
Cacique Raoni
O cacique Raoni Metuktire é o mais conhecido na história dos indígenas do Brasil. Ele é o líder dos índios caiapó que vivem na região do rio Xingu, no Mato Grosso.
O cacique Raoni é mundialmente conhecido pela sua luta pela preservação dos direitos dos indígenas e pela defesa da Amazônia.Cacique é um termo usado para designar o índio que é responsável por uma tribo indígena. O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.
A palavra tem origem no termo cachique e surgiu provavelmente no período das Grandes Navegações e Descobrimentos. Essa era a maneira como os navegadores e colonizadores espanhóis e portugueses se referiam aos chefes das tribos encontradas durante essa época.
Em um sentido mais figurado, a palavra é utilizada como uma referência a um político que tem grande influência em uma região.
Cacique é a denominação tradicionalmente adotada na língua portuguesa e outras línguas europeias para se referir aos chefes políticos ameríndios que faziam a ponte entre a administração colonial e os interesses locais.