Na teoria política de Platão, o governo da cidade caberia aos filósofos, que teriam autoridade sobre soldados e trabalhadores braçais. Qual a relação entre estas classes sociais e a divisão da alma apresentada por Platão?
Respostas
Resposta:
A classe que governa coordena as demais classes e define as políticas da Pólis. A classe dos soldados existe para defender a classe dos governadores (filósofos) e dos produtores (trabalhadores braçais). Por fim, a classe de trabalhadores serve para edificar a Pólis por meio de seu trabalho e garantir a alimentação de todos os membros da Pólis.
Além disso, a divisão proposta por Platão para essas classes é: Racional, Irascível e concupiscente. Aquela refere-se aos filósofos, essa aos guerreiros e esta aos trabalhadores braçais.
Portanto, conclui-se que a relação da divisão da alma (racional, irascível e concupiscente) com as atividades dos membros da Pólis estabelece-se por meio da função que cada membro ocupa, ou seja, a depender do tipo de alma que o indivíduo possua, ele terá uma função específica e determinada na cidade.
PS:
Alma para Platão diverge profundamente da noção contemporânea de alma.