Leia o texto.
O principal agente da venda de indulgências na Alemanha foi o frade dominicano Johan Tetzel. [...] Tetzel oferecia uma indulgência plena àqueles que confessassem [...] seus pecados e contribuíssem de acordo com suas posses para a construção da igreja de São Pedro:
Que Nosso Senhor Jesus Cristo se apiede de ti, e te absolva pelos méritos de Sua Santíssima Paixão. E eu, por Sua autoridade, e a de seus benditos apóstolos Pedro e Paulo, e do santíssimo Papa, a mim concedida e transmitida nestas partes, absolvo-te, [...] de todos os teus pecados, transgressões e excessos, por mais enormes que sejam, e até dos que são reservados ao julgamento da Santa Sé; e, até onde se estenderem as chaves da Santa Igreja, redimo-te de todo o castigo que mereças no purgatório em nome delas, e te reintegro nos santos sacramentos da Igreja e naquela inocência e pureza que possuías no batismo; de modo que quando morreres os portões do castigo estarão fechados, e os portões do paraíso de delícias estarão abertos; e, se não morreres agora, esta graça continuará em plena força quando estiveres a ponto de morrer. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Fernando Seffner. Da Reforma à Contrarreforma.
Analise as alternativas abaixo:
I. Segundo o texto, quem teria concedido a Tetzel a autoridade para perdoar pecados foi Jesus Cristo, os apóstolos Pedro e Paulo e o Papa.
II. Segundo o texto o monge Tetzel prometia a salvação eterna, o que era afirmado no trecho que diz “os portões do castigo estarão fechados, e os portões do paraíso de delícias estarão abertas”.
III. A consequência da venda de indulgências foi a razão imediata da Contrarreforma.
IV. O marco inicial da Reforma Protestante foi justamente o momento em que, indignado com a venda de indulgências, Lutero afixou, na porta de sua paróquia, as 95 teses.
Estão corretas: *
0 pontos
I e II.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
a alternativa correta é a 2,3 e 4
espero ter ajudado !
Athena329:
Obrigado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás