1- Faça um pequeno texto sobre o que você compreendeu do texto:
A Revolução Russa!!!
Como tínhamos visto anteriormente, com o final do século XIX e o longo processo da Revolução Industrial da segunda metade do século XIX, aliado a partilha da África e da Ásia e sobretudo o surgimento de dois novos países a Itália e a Alemanha vão transformar as relações geopolíticas de todo o mundo ocidental, que resulta na Primeira Guerra Mundial. Objeto de estudos anteriormente abordado.
É neste cenário que a Rússia, um país que tinha sua estrutura muito semelhante ao feudalismo que surge uma das maiores e mais conturbadas partes da História contemporânea da Humanidade a Revolução Russa
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
A Revolução compreendeu duas fases distintas:
A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
O Governo Provisório e o Soviete de Petrogrado
O Governo Provisório iniciou de imediato diversas reformas liberalizantes, inclusive a abolição da corporação policial e sua substituição por uma milícia popular. Mas os líderes bolcheviques, entre os quais estava Lenin, formaram os Sovietes (Conselhos) em Petrogrado e outras cidades, estabelecendo o que a historiografia, posteriormente, registraria como ‘duplo poder’: o Governo Provisório e os Sovietes.
Lenin foi o primeiro dirigente da URRS. Liderou os bolcheviques quando estes tomaram o poder do governo provisório russo, após a Revolução de Outubro de 1917 (esta sublevação ocorreu em 6 e 7 de novembro, segundo o calendário adotado em 1918; em conformidade com o calendário juliano, adotado na Rússia naquela época, a revolução eclodiu em outubro). Lenin acreditava que a revolução provocaria rebeliões socialistas em outros países do Ocidente.
Ao expor as chamadas Teses de abril, Lenin declarou que os bolcheviques não apoiariam o Governo Provisório, e pediu a união dos soldados numa frente que viesse pôr fim à guerra imperialista (I Guerra Mundial) e iniciasse a revolução proletária, em escala internacional, ideia que seria fortalecida com a propaganda de Leon Trotski. Enquanto isso, Alexandr Kerenski buscava fortalecer a moral das tropas.
No Congresso de Sovietes de toda a Rússia, realizado em 16 de junho, foi criado um órgão central para a organização dos Sovietes: o Comitê Executivo Central dos Sovietes que organizou, em Petrogrado, uma enorme manifestação, como demonstração de força.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
A revolução russa veio de uma revolta da população após o governo provisório decidir continuar na guerra em 1917, começando uma guerra civil, de um lado, o exército branco, apoiado pelo Imperio Alemão e Imperio Britânico, e os bolsheviques (vermelhos), com uma vitória vermelha em 1920 com a tomada do poder por Lênin e a queda de Nicolau (Czar ou Tzar) e o ínicio de um outro país, chamado União Soviética (Ou URSS)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás