• Matéria: História
  • Autor: ferreirasilvaraissa2
  • Perguntado 6 anos atrás

Defina as seguintes conquistas sociais romanas: Lei das 12 Tábuas, Lei da Canuléia, Lei Licínia Sextia e a Lei Poetélia Papíria.​

Respostas

respondido por: Saluno
11

Resposta:

Lei das XII Tábuas = leis escritas;

Lei Canuleia = permitia o casamento entre indivíduos de classes diferentes;

Lei Licínia: promulgada pelo Senado, obrigava que a cada ano, um dos dois cônsules fosse plebeu;

Lei Poetelia (A Lex Poetelia Papiria) = fim da escravidão por dívidas .

respondido por: emilylive14
4

Resposta:

As leis eram aplicadas na República Romana pelos pontífices e representantes da classe dos patrícios que as guardavam em segredo. Em especial, eram majoritariamente aplicadas contra os plebeus. Por esse motivo, um plebeu de nome Terentílio propôs no ano de 462 a.C. que houvesse uma compilação e publicação de um código legal oficial. A iniciativa visava permitir que os plebeus também conhecessem as leis e impedir o abuso que era feito delas pelos pontífices e patrícios.

Lei canuleia: (em latim: Lex Canuleia) foi uma lei aprovada em 445 a.C. que passou a permitir o casamento entre plebeus e patrícios. Nela estipula-se que os filhos nascidos dessa união deveriam seguir a condição do pai.

a Lei Licínia Sextia promoveu o fim da escravidão por dívida e ainda garantiu a participação dos plebeus nas demais magistraturas e cargos públicos romanos.

A Lex Poetelia Papiria foi uma lei da República Romana que aboliu o nexum, ou seja, o acordo pelo qual um devedor dava como garantia de um empréstimo a escravidão de si próprio em nome do credor em troca da extinção do débito.

Explicação:

Espero ter ajudado


paulotrompa: obg
paulotrompa: obg por me ajudar
lelepadilha452: valeu pela força de boa
Perguntas similares