• Matéria: Pedagogia
  • Autor: almarciart
  • Perguntado 6 anos atrás

para psicanalise ig, ego e super ego

Respostas

respondido por: gabrielacorsi
0

Resposta: O conceito de ego para a Teoria da Psicanálise? O conceito de ego é uma construção de Freud em sua Segunda Tópica. Ou seja, na segunda estruturação teórica proposta pelo autor, na fase mais madura de sua obra, Já conhecemos os primeiros movimentos de Sigmund Freud, como terapeuta que se interessava pela mente humana. Ademais, sabemos que Freud fundou o saber psicanalítico, sendo o pai da psicanálise.

O contexto biográfico trouxe-nos, em dois movimentos, as suas interpretações sobre o que denominou-se estrutura psíquica, no qual iremos conhecer hoje. Ficou curioso ou curiosa? Então continue a leitura e descubra!

O EGO (outra denominação estrutural psíquica), tem como base o princípio da realidade. Essa realidade é adquirida através do meio sócio-cultural, onde o ego, ao assimilar esse meio, começa a se esforçar para satisfazer os desejos do ID de forma realista e socialmente adequadas.

O ego, o que pode-se chamar como o princípio de realidade, pondera sobre os custos e benefícios de uma ação, antes de decidir agir sobre desistir ou ceder aos impulsos. Os impulsos do ID podem ser satisfeitos através de um processo de gratificação atrasada.

Conforme o apelo do ID, o ego acabará por permitir o comportamento, apenas no momento e lugar apropriados. Assim, evitará que situações constrangedoras ou inadequadas ocorram. Ou seja, mesmo que haja uma vontade absurda de agir por impulso, o ego vem e maneja essa vontade, adequando a ação para o meio social inserido.

Conforme os estudos, o ego também descarrega a tensão criada por impulsos não satisfeitos através do processo secundário, no qual o ego tenta encontrar um objeto no mundo real que corresponda a imagem mental criada pelo processo principal do ID.

                              Eu espero ter ajudado !!!

Perguntas similares