(ENEM 2018) De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite de ruído suportável para o ouvido humano é de 65 decibéis. Ruídos com intensidade superior a este valor começam a incomodar e causar danos ao ouvido. Em razão disto, toda vez que os ruídos oriundos do processo de fabricação de peças em uma fábrica ultrapassam este valor, é disparado um alarme sonoro, indicando que os funcionários devem colocar proteção nos ouvidos. O gráfico fornece a intensidade sonora registrada no último turno de trabalho dessa fábrica. Nele, a variável t indica o tempo (medido em hora), e I indica a intensidade sonora (medida em decibel). De acordo com o gráfico, quantas vezes foi necessário colocar a proteção de ouvidos no último turno de trabalho?
Respostas
Olá! Questão bem rapidinha!
♦️Analisando o gráfico, verifica-se que no tempo t1, no tempo t4 e no tempo t6, a intensidade sonora no ambiente ULTRAPASSOU o limite de 65 decibéis; portanto, nestes instantes, os funcionários precisaram de colocar a proteção de ouvidos.
Observe que no tempo t3 a intensidade sonora atingiu o limite de 65 decibéis, porém, não o ultrapassou.
Portanto, os protetores de ouvidos foram colocados 3 vezes.
Resposta: 3 vezes.
Prontinho! Qualquer dúvida deixe nos comentários. Bons estudos!
Foi necessário colocar a proteção de ouvidos D) 3 vezes ao todo.
Para a interpretação do gráfico devemos entender que o eixo y (vertical) corresponde a intensidade sonora em decibéis e cada vez que a curva ultrapassou esse limite de baixo para cima o alerta foi disparado.
O eixo x indica a leitura temporal dos acontecimentos, devemos sempre observar o gráfico da esquerda para a direita, em relação ao passar das horas que também é crescente.
Sendo assim, podemos observar que a proteção de ouvidos precisou ser colocada três vezes (em t1-t2, t4-t5 e t6-t7) pois estava acima de 65 decibéis.
Espero ter ajudado!